‘Salão do automóvel’ já tem sete ausências

08/04/2022 06:45 - Valor Econômico

André Paixão — Da Autoesporte

Chevrolet, Toyota, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Suzuki, Lexus e JAC são as primeiras marcas a anunciarem que não vão participar do São Paulo Motor Experience, novo nome do Salão do Automóvel. O evento, que também terá formato inédito no Brasil, será realizado entre os dias 6 e 14 de agosto no Autódromo de Interlagos.

Até agora, o número de marcas fora do evento é maior que o de empresas que confirmaram a participação: somente a alemã BMW, a chinesa BYD, que está fazendo sua estreia no Brasil e a britânica Mini, que pertence ao grupo BMW desde 1994.

Todas as outras marcas também foram procuradas por “Autoesporte” para confirmar ou não sua participação no evento. A Honda disse que não comentaria. Porsche, Jaguar Land Rover e Caoa Chery não responderam. As demais afirmaram que ainda estão estudando as propostas.

A Chevrolet, por suas vez, disse que manteve o posicionamento anterior, que era de não participar do salão do automóvel.

Toyota e Lexus informaram, por meio de nota, que “estão avaliando diversos cenários de exposição de suas marcas, produtos e serviços no mercado neste ano”. No entanto, até este momento, a decisão é pela não participação na edição do evento em 2022.

Já a Mercedes afirmou que não estará em Interlagos por conta de um “posicionamento global”. No caso da JAC, a estratégia é a mesma dos últimos eventos no São Paulo Expo, onde não expôs suas novidades.

A HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki, também disse que não vai participar da mostra.

O São Paulo Motor Experience, novo nome do salão, é organizado pela RX, antiga Reed Exhibitions. Na semana passada, a empresa e a Anfavea, associação das fabricantes, assinaram o contrato para formalizar o SPMXP.

Segundo “Autoesporte” apurou, todos os boxes, espaços que serão usados pelas fabricantes para expor os veículos, já foram alugados. Porém, os contratos ainda não foram assinados. Dessa forma, as confirmações ainda são escassas.

Além da área de exposição nos boxes, o São Paulo Motor Experience vai permitir que os visitantes dirijam os carros.

Além do próprio traçado de Interlagos, algumas pistas específicas serão criadas: off-road, SUV, UTV, arena de drift e arrancada, e também uma voltada para a exibição de novidades tecnológicas. Ao todo, o evento deverá realizar de 60 mil a 100 mil experimentações.

Um espaço para discussões e demonstrações de novas tecnologias (carros elétricos e autônomos) e uma arena mobilidade (test-drive de bikes e patinetes elétricos) também estão previstos.

Deve haver ainda atrações que não são relacionadas com carros. É o caso da arena de E-Sports, shows, cinema drive-in, roda gigante e até voos de balão.