14/04/2022 09:18 - Diário do Transporte
ALEXANDRE PELEGI
A ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos divulgou os números do mercado relativos ao 1º trimestre de 2022, e comemora o forte crescimento da venda de veículos elétricos e híbridos.
Os veículos eletrificados leves no Brasil cresceram 115% neste trimestre, o que representa 9.844 unidades vendidas, contra 4.582 no mesmo período de 2021.
Numa tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caíram 25% na comparação dos primeiros trimestres de 2022 e 2021, elétricos e híbridos seguem numa curva crescente.
Em março passado, 3.851 emplacamentos de eletrificados representam aumento de 106% sobre março do ano anterior e de 12% sobre fevereiro de 2022.
O mês ostenta ainda o terceiro melhor mês da série histórica, superado somente por dezembro e agosto de 2021, (com 4.545 e 3.873 emplacamentos respectivamente).
Com uma frota total de eletrificados leves de 86.986 veículos (janeiro de 2012 a março de 2022) no país, a ABVE estima que, a se manter a tendência, a frota eletrificada poderá alcançar a marca de 100 mil veículos já no final deste semestre.
Os números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados do primeiro trimestre e do biênio anterior permitem duas conclusões principais. “O consumidor brasileiro já dá preferência aos veículos de baixa emissão de poluentes. Os números são claros: nos dois anos de pandemia, os eletrificados cresceram exponencialmente, enquanto o mercado de veículos a combustão regrediu“, diz Maluf.
Apesar disso, o presidente da ABVE ressalta que a participação de mercado dos eletrificados ainda está abaixo do potencial do país. “Apenas 2,6% no primeiro trimestre. Temos de avançar muito mais. Considerando somente os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), esse porcentual cai para 0,8%“.
Apesar da boa notícia, Maluf lembra que ainda estamos muito atrasados em relação às principais áreas econômicas do mundo. “Na Europa, as vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) chegaram a 19% do mercado em 2021. Na China, a 15%. Nos Estados Unidos, a 4%”.
A indústria de transformação está numa encruzilhada: “Se o Brasil não se inserir fortemente nas novas cadeias produtivas globais da eletromobilidade, vai perder competitividade. As indústrias nacionais ficarão obsoletas, e os empregos do futuro serão criados nos outros países, e não aqui“, ele destaca.
“Um apoio claro ao transporte limpo e sustentável deve ser uma das prioridades dos novos governantes que serão eleitos este ano, por meio de uma Política Nacional de Eletromobilidade”, afirma o presidente da ABVE.
VEJA OS DADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE
MOTORIZAÇÃO
Distribuição do mercado de eletrificados por motorização no Brasil no primeiro trimestre de 2022:
HEV (elétricos híbridos):
PHEV (elétricos híbridos plug-in):
BEV (elétricos 100% a bateria):
FONTE: ABVE/Renavam
MARKET SHARE
Evolução da participação dos eletrificados no mercado doméstico total de veículos leves – market share (HEV+PHEV+BEV):
Participação dos eletrificados no mercado doméstico total por motorização elétrica no primeiro trimestre de 2022:
FONTES:
Eletrificados: ABVE/Renavam.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes