Ciclistas de BH reclamam da falta de normatização de bicicletas em ônibus

28/04/2016 07:12 - G1 MG

BH em Ciclo faz campanha pela regulamentação do transporte de bicicletas em ônibus (Foto: BH em Ciclo/Divulgação)


A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) reclama da demora na regulamentação do transporte de bicicletas nos ônibus da cidade. “A discussão sobre a portaria já se esgotou. As normas estão definidas desde setembro de 2015”, disse um dos integrantes do grupo, Vitor Brandão.

De acordo com ele, as definições foram feitas em reuniões entre a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e o grupo de trabalho Pedala BH, que defende o espaço do ciclismo na capital.

“Não há impacto financeiro para a cidade. Não vemos qual é o motivo desta demora em publicar o que foi definido no ano passado”, disse Vitor. "No momento temos que contar com a boa vontade dos motoristas que deixam a gente entrar com as bikes", completou.

De acordo com o BH em Ciclo, o texto permite:
- (a qualquer hora) o transporte de bicicletas dobráveis (dobradas) em todo o sistema de transporte público coletivo e convencional de passageiros por ônibus de BH.

- (nos mesmos horários do metrô*) a entrada de bicicletas convencionais nas estações de integração, de transbordo e veículos do MOVE que contenham suporte interno para bicicletas.

*Após 20h30 de segunda a sexta-feira, sábado após as 14h e domingos e feriados durante todo o dia.

A associação faz desde o dia 17 de março uma campanha nas redes sociais para que as normas sejam publicadas o quanto antes.

A BHTrans informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a regulamentação ainda está em estudo.

Ciclovias
A previsão é que Belo Horizonte tenha mais de 240 quilômetros de ciclovias até o fim de 2016, segundo estudo publicado pelo site da BHTrans. Até agora, a cidade tem 75 quilômetros de pistas dedicadas a bicicletas.