16/10/2013 06:30 - Valor Econômico / Bahia Negócios
O grupo de concessões CCR assinou ontem com o governo da
Bahia o contrato para construção e exploração comercial do metrô de Salvador,
capital do Estado. Essa é a primeira concessão da CCR na Região Nordeste.
A companhia foi a única a entregar uma proposta pelo
empreendimento no leilão realizado em agosto, que também atraiu interesse de
Invepar, Odebrecht e Queiroz Galvão. A modelagem, que envolve operação de 33,4
km de linhas e 19 estações, é uma parceria público-privada (PPP). A CCR investe
na construção para o término da obra, que hoje está incompleta, com ajuda de
aportes do Estado e da União.
Conforme informações divulgadas na época do leilão pelo
governo do Estado, a CCR investirá cerca de R$ 1,4 bilhão, montante a ser
aplicado também por meio de financiamentos. O Estado da Bahia vai custear mais
R$ 1 bilhão. A União ainda repassará R$ 1,2 bilhão, com recursos oriundos do
PAC. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,6 bilhões.
Além disso, o governo do Estado da Bahia pagará à CCR
anualmente o valor de contrapartida - que tem o objetivo de remunerar o
investimento, a operação e subsidiar o preço de passagens. O valor proposto
pela CCR para esse item foi de R$ 127,6 milhões, com deságio de 5,05% em
relação ao teto estabelecido pelo governo. O prazo do contrato é de 30 anos.
O novo leilão recebeu contestações na política da Bahia. O contrato anterior fio firmado em 2000 e até hoje só seis quilômetros foram construídos. As responsáveis eram a Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, acionistas da CCR.
Investimentos no projeto do VLT e BRT para Salvador e
Região Metropolitana totalizarão R$ 7,3 bilhões
Novo mapa com os 33,4 km de metrô em Salvador até 2017
Os contratos assinados em solenidade que contou com a
presença da presidente Dilma Rousseff, no Gran Hotel Stella Maris, compreendem
a concessão e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas,
por meio de Parceria Público-Privada, com
o Grupo CCR, vencedor da licitação para concluir e colocar em funcionamento a
Linha 1 e implantar a Linha 2 (Avenida Bonocô até Lauro de Freitas, passando
pela Paralela e Aeroporto) que será estendida até os bairros de Cajazeiras e
Águas Claras.
O pacote de obras inclui a implantação de 13 km de um BRT
(Bus Rapid Transit) da Lapa ao Iguatemi e de Águas Claras a Paripe, além do LT
(Veículo Leve sobre Trilhos) metropolitano interligando as regiões do Comércio,
Calçada, Paripe e Águas Claras e Paripe. A proposta estipula, além dos
investimentos em construção, equipamentos, sistemas e material rodante, a
adequação, reforma, manutenção e operação dos Terminais de Integração de
Passageiros e das 19 estações do metrô.
Todo o sistema, incluindo as obras das duas linhas e a operação por 30 anos, será executado pela Companhia do Metrô de Salvador (Sociedade de Propósito Específico), que deve iniciar os serviços nas duas linhas ainda no mês de outubro, sendo prioridade a entrega da Linha 1, prevista para operação assistida em junho de 2014, no trecho Estação da Lapa – Estação Retiro e, em seguida, o trecho Estação Retiro – Estação Pirajá, previsto para janeiro de 2015, chegando no Aeroporto de Salvador em março de 2017.