Começam hoje obras do primeiro lote do corredor Transbrasil

12/11/2014 06:39 - O Globo

Leia: Obras do BRT Transbrasil vão começar nos próximos dias - Extra - RJ

Rio de Janeiro: Corredor Transbrasil será licitado até o fim de junho - O Globo

Projeto do maior corredor expresso do Rio está pronto - O Dia - RJ

Hoje, o prefeito Eduardo Paes fará o lançamento das obras para a construção do primeiro lote do Transbrasil, corredor expresso exclusivo de BRT entre os bairros de Deodoro e Caju. Este primeiro lote está sendo definido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que informou ainda que o traçado final não está pronto.

As obras serão iniciadas pela construção do viaduto que integrará o Transbrasil ao Transcarioca. O investimento inicial previsto é de R$ 1,4 bilhão, e a expectativa é que 820 mil passageiros por dia sejam atendidos pelo transporte.

O BRT será o quarto da cidade, ao lado do Transcarioca e do Transoeste, já em funcionamento, e do Transolímpico, em construção. Os corredores formam um anel viário de 155 quilômetros. Ao todo, o Transbrasil deverá ter cerca de 30 quilômetros, com quatro terminais (Deodoro, Margarida, Missões e Centro), 28 estações e 15 passarelas.

Na Avenida Brasil, no trecho que vai do Trevo das Margaridas até o Caju, haverá duas faixas destinadas ao BRT. Uma nova faixa será construída na pista central, para que sejam mantidas as três existentes atualmente para o tráfego de veículos. Na parte que vai do Trevo das Margaridas a Deodoro, as intervenções serão menos radicais, já que haverá apenas uma faixa em cada sentido para os ônibus articulados.

LICITAÇÃO CONTURBADA

A informação da Secretaria de Obras é que, entre o Caju e o Centro, o BRT passará na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, mas os detalhes ainda não foram definidos.

O segundo lote terá 23 quilômetros, e ligará Deodoro ao Caju. Em Deodoro, o corredor será interligado com o Transolímpico, seguindo em direção à Barra da Tijuca e ao Recreio dos Bandeirantes.

O processo de licitação do lote 2 foi conturbado. Em setembro, a Construtora Camargo Corrêa chegou a conseguir uma liminar na Justiça interrompendo o processo, alegando que detalhes do edital indicavam direcionamento na concorrência. A liminar, no entanto, foi derrubada pela própria 1ª Vara de Fazenda Pública, que havia dado a primeira decisão.

Em julho de 2013, Eduardo Paes anunciou que o Transbrasil faria conexão com o Veículo Leve Sobre Trilhos da Zona Portuária e com o teleférico do Morro da Providência.