A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) realiza um teste com uma bilhetagem QR Code ou Código QR na estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. O bilhete é parecido com um código de barras e o objetivo é dar mais agilidade aos passageiros e reduzir os custos operacionais.
Nos primeiros quinze dias, a venda desse bilhete estará disponível das 9h às 16h.
Para testar o sistema, o usuário deverá adquirir um bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Haverá um bloqueio específico adaptado para a leitura desse bilhete, que deverá ser aproximado à leitora de cartões para a liberação do acesso.
Até o fim deste ano, mais cinco estações testarão o novo sistema: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi; Lapa, na Linha 8-Diamante; Autódromo, na Linha 9-Esmeralda; Dom Bosco, na Linha 11-Coral e USP-Leste, na Linha 12-Safira. Elas foram selecionadas por apresentar maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários para a entrada nas estações.
Entre as facilidades para os passageiros com a utilização do novo sistema estão a aquisição do bilhete pela internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas.
“Nós acreditamos que essa substituição abra possibilidade para redução de custos, agilidade e compra pela internet”, afirmou o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro.