Durante fase emergencial, Campinas (SP) suspende circulação de ônibus às 23h30 e reduz frota à noite

18/03/2021 07:30 - Diário do Transporte

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, anunciou mudanças na operação dos ônibus a partir desta quinta-feira, 18 de março de 2021, por conta da fase emergencial de combate à covid-19. A circulação dos ônibus será de hora em hora em todas as linhas a partir das 21h e o serviço será interrompido mais cedo, às 23h30.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é colaborar com ações que reduzam a circulação de pessoas e, por consequência, diminuam o risco do contágio ao novo coronavírus.

“Com a determinação do toque de recolher, às 20h, os ônibus do transporte coletivo vão circular até 21h, normalmente. É importante ressaltar que o horário de pico do sistema de transporte é das 16h30 às 19h30, período em que não haverá alterações, também”, informou a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), em nota.

O órgão municipal justificou ainda que, como o toque de recolher é às 20h, a população ainda terá uma hora para acessar o serviço na volta para casa. Das 21h até as 23h30, as viagens serão de hora em hora, em todas as linhas, com exceção das linhas que atendem os hospitais e linhas troncais (linhas que percorrem os principais eixos, ligando o bairro ao Centro e Centro-bairro), que terão intervalos menores.

Após às 23h30, o sistema de transporte encerrará a operação. A exceção, das linhas alimentadoras (que ligam os terminais aos bairros), nos terminais periféricos, que aguardam a chegada das linhas troncais para a última viagem. A operação das linhas do Corujão estará suspensa.

BILHETE ÚNICO

O posto da Transurc para a venda do Bilhete Único no Terminal Central, neste primeiro dia de nova operação, vai encerrar as atividades às 22h30. A partir de sexta, dia 19 de março, o fechamento será às 22h.

A Emdec informou ainda que os demais postos da Transurc nos terminais Metropolitano, Vila União, Vida Nova, Barão Geraldo, Ouro Verde, Campo Grande e Mercado a partir desta quinta-feira, dia 18 de março, vão encerrar o atendimento às 21h00.

Para mais informações, os usuários do transporte contam com o aplicativo CittaMobi que informa em tempo real o horário de chegada no ponto, tempos de embarque e desembarque, itinerários e acessibilidade.

Confira as principais linhas que atendem os hospitais públicos de cada eixo, que estão dentro das exceções:

– Hospital Dr. Mário Gatti e Hospital Ouro Verde
Linhas 121 e 131

– Hospital de Clínicas da Unicamp
Linha 332

– Hospital Celso Pierro (PUC)
Linha 212

– Pronto-Atendimento do Padre Anchieta e UPA Metropolitana
Linha 260

Jessica Marques para o Diário do Transporte