11/08/2013 10:24 - Folha de SP
Leia: Corredor norte-sul recebe mais um trecho de faixa exclusiva - UOL
![]() |
Parar de carro está cada vez mais fácil no corredor
norte-sul em São Paulo.
Desde a inauguração da faixa exclusiva de ônibus, na última
segunda-feira, os carros mais param do que andam na via composta pelas avenidas
23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.
Na última semana, a reportagem percorreu todos os dias os
10,4 km da nova faixa e constatou que a velocidade média dos carros foi a mesma
de um patinete elétrico para crianças: 11 km/h.
Enquanto isso, a velocidade média dos ônibus chegou a 24
km/h dentro das faixas exclusivas, mais que o dobro da dos carros.
De acordo com números da CET (Companhia de Engenharia de
Tráfego), um ônibus que parte do centro até o aeroporto de Congonhas gasta, em
média, 30 minutos. Um carro leva 56 minutos para vencer o mesmo trecho.
Carlos Augusto Linhares de Araújo, motorista da linha 509-M
(Jardim Miriam - Terminal Princesa Isabel) diz não gostar de lembrar do
"pesadelo" que era a 23 de Maio antes das faixas exclusivas.
"Era uma tortura entrar no corredor norte-sul. Agora a
situação ficou bem melhor e o maior beneficiário é o passageiro", conta.
O enfermeiro Marcelo Rodrigues Damasceno, 36, aprovou a
mudança. Ele vai todos os dias de ônibus do terminal Bandeira até a região do
Jardim Capelinha. Antes da faixa exclusiva, demorava uma hora e meia no
trajeto.
Agora, gasta meia hora a menos. "Melhorou bastante meu
dia a dia", disse.
A faixa exclusiva também tornou a passagem de ambulâncias
pelo corredor, que atende os principais hospitais da cidade, mais veloz.
Segundo o motorista de ambulância Valter dos Santos
Leonardo, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a nova faixa
otimizou o trajeto.
"Antes era preciso desviar dos carros, ônibus e motos
na 23 de Maio. Agora temos um corredor único. A diferença pode salvar uma
vida."
Por enquanto, quem não respeitar a exclusividade da faixa
não será multado, mas a moleza está próxima do fim.
A CET ainda não definiu uma data, mas diz que as multas (de
R$ 53,20 e três pontos na carteira) começam "quando todos os trechos
exclusivos para os ônibus estiverem implantados e em operação".
NOVA FASE
Amanhã começa a funcionar o terceiro trecho de faixas
exclusivas do corredor norte-sul, com 13 km, nas avenidas Washington Luís,
Interlagos e do Jangadeiro, até a avenida Teotônio Vilela.
O horário de funcionamento será o mesmo dos outros trechos,
das 6h às 22h. Ainda haverá outra ampliação da faixa até a av. Atlântica, ainda
sem data.
Com o terceiro trecho, a gestão Fernando Haddad (PT) chega a 113 km de faixas implantadas. A meta é chegar a 220 km até o fim do ano.