EMTU desativa linha de ônibus que liga cidades do Litoral Sul a Santos

31/01/2016 08:15 - A Tribuna - Santos

A linha 926 da empresa ValleSul, que liga a cidade de Peruíbe a Santos, passando por municípios como Itanhaém e Mongaguá, será oficialmente desativada a partir deste domingo (31). Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a desativação ocorre pelo circular apresentar "graves deficiências na operação já há algum tempo, o que implicou em diversas autuações por parte do órgão".

Com isso, os passageiros que utilizavam frequentemente o serviço intermunicipal terão como opção a linhas 905, que parte do terminal rodoviário de Peruíbe com destino ao Itararé, em São Vicente. Outra alternativa é o coletivo de número 905EX1, que parte do mesmo local e tem com ponto final o terminal Tatico Francisco Gomes da Silva, em Praia Grande.

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), a linha 905EX1 dobrou o número de veículos, passando de três para seis, além de aumentar o número de partidas, de 15 para 30 em cada sentido. A partir de 15 de fevereiro, a linha contará com mais duas viagens  no horário noturno a fim de atender aos alunos residentes no Litoral Sul que estudam em estabelecimentos de Praia Grande, São Vicente e Santos.

A empresa informa ainda que o valor total das tarifas não superará o valor cobrado pela linha 926. Os usuários que possuem créditos de vale-transporte, a EMTU determinou que a empresa ValleSul realize a devolução dos valores já creditados nos cartões no posto de atendimento existente no Terminal Rodoviário de Peruíbe.

Paralisação

A linha deixou pelo menos 1.050 passageiros do Litoral Sul na mão logo na primeira segunda-feira do ano, ocasionando muitos transtornos e reclamações por parte dos usuários. 

O prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida (PSDB), chegou a se manifestar contra a suspensão da linha, pois teria causado transtornos aos munícipes da Cidade.

Na ocasião, questionada pela paralisação do serviço, a EMTU informou, por meio de nota, que não havia autorizado o cancelamento da linha 926, e constatou o não cumprimento dos horários programados por parte da Valle Sul, que foi autuada e solicitada a regularizar a operação.