Mesmo com recomendação de prefeitura de São Paulo, ônibus circulam com quantidade de passageiros acima da capacidade dos bancos

08/06/2020 08:00 - Diário do Transporte

ADAMO BAZANI

Ônibus estão circulando com passageiros em pé na cidade de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 08 de junho de 2020, mesmo com a recomendação da SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de que sejam transportados apenas usuários sentados, como um dos protocolos diante da pandemia da covid-19 e do relaxamento gradual da quarentena.

Segundo a SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia os ônibus da cidade, foram colocados em circulação mais 784 coletivos nesta segunda-feira. Assim, a frota sobe de 8.394 veículos( 65,5% da frota de ônibus municipais da capital paulista de um dia útil de antes da pandemia) para  9.178 veículos ou 71,62% da frota operacional nos dias úteis pré-quarentena, sem oscilação fora dos horários de pico.

A frota total que as viações possuem para as linhas municipais é de 14.034 ônibus.

Os 784 ônibus fazem parte dos dois mil veículos que a prefeitura prometeu deixar à disposição caso haja aumento de demanda por causa da retomada gradual de algumas atividades na fase laranja da flexibilização da quarentena.

O plano, de acordo com a SMT é soltar ônibus vazios de terminais e pontos intermediários para pegar os passageiros no meio das linhas.

Em entrevista ao Diário do Transporte na última sexta-feira (06), o secretário de mobilidade e transportes, Edson Caram, disse que o transporte apenas de pessoas sentadas depende do escalonamento de entrada e saída dos profissionais de setores autorizados a funcionar.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/06/05/prefeitura-de-sao-paulo-vai-determinar-que-onibus-urbanos-so-transportem-pessoas-sentadas-diz-caram/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes