20/11/2014 08:37 - Diário do Nordeste
Motoristas que trafegam frequentemente pela Av. Antônio
Sales estão sentindo o tráfego na via de forma mais intensa. A inclusão da
ciclofaixa e da faixa exclusiva de ônibus limitou o espaço dos carros e motos
particulares a duas faixas, em relação às três que eram disponíveis
anteriormente.
"O congestionamento piorou. Pode ser que fique melhor
depois que terminarem de fazer as faixas de ônibus. Mas o trânsito daqui é um
grande problema. Os estacionamentos particulares também dificultam, porque os
carros demoram para sair e entrar", contou Douglas Soares ao dirigir seu
carro.
Mesmo aqueles que esperam ônibus nas paradas da avenida
ainda não sentiram diferença na velocidade com que os coletivos chegam.
"Pego ônibus todos os dias nessa parada e não senti mudanças com a faixa
exclusiva de ônibus. Hoje, por exemplo, já estou há quase uma hora
esperando", diz Walter Queiroz.
O gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito,
Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, afirma que o transtorno
pode ser acentuado, pois a instalação da faixa exclusiva e da ciclofaixa não
está concluída, já que ainda há trechos da Antônio Sales passando por obras de
recapeamento e reestruturação.
Transição
Entretanto, a reclamação dos motoristas, na opinião de
Disraeli Brasil, reflete um momento de transição pelo qual o trânsito de
Fortaleza vem passando. "A cidade está vivendo esse momento de mudança. Se
ficarmos só alargando vias, construindo viadutos e a frota de veículos
continuar aumentando, nunca vamos solucionar esse problema dos engarrafamentos.
Nesse primeiro momento, quem mais vai sentir a mudança são os usuários do
transporte particular, por conta da redução das faixas de utilização
mista", coloca.
O gerente de operações da AMC afirma ainda que a implantação
da faixa exclusiva de ônibus atende à lei da mobilidade, que prioriza o
transporte público. "Esse é um momento de quebra de cultura, pois as
pessoas costumam priorizar os carros, mas na Antônio Sales, mais de 60 mil
pessoas utilizam transporte público diariamente. Espera-se, com o passar do
tempo, que a população passe a optar pelos ônibus, que terão mais conforto,
velocidade e uma frota maior".
Com relação às ciclofaixas, Disraeli Brasil diz que é uma
demanda dos ciclistas, além da tentativa de estimular um maior uso desse modal.
A faixa exclusiva de ônibus da Antônio Sales só deve ser
fiscalizada a partir do próximo mês, com a instalação dos fotossensores. Até
lá, os condutores de veículos particulares ainda podem trafegar pela faixa sem
o risco de serem multados.