Motoristas de Fortaleza reclamam de maior engarrafamento na Av. Antônio Sales

20/11/2014 08:37 - Diário do Nordeste

Motoristas que trafegam frequentemente pela Av. Antônio Sales estão sentindo o tráfego na via de forma mais intensa. A inclusão da ciclofaixa e da faixa exclusiva de ônibus limitou o espaço dos carros e motos particulares a duas faixas, em relação às três que eram disponíveis anteriormente.

"O congestionamento piorou. Pode ser que fique melhor depois que terminarem de fazer as faixas de ônibus. Mas o trânsito daqui é um grande problema. Os estacionamentos particulares também dificultam, porque os carros demoram para sair e entrar", contou Douglas Soares ao dirigir seu carro.

Mesmo aqueles que esperam ônibus nas paradas da avenida ainda não sentiram diferença na velocidade com que os coletivos chegam. "Pego ônibus todos os dias nessa parada e não senti mudanças com a faixa exclusiva de ônibus. Hoje, por exemplo, já estou há quase uma hora esperando", diz Walter Queiroz.

O gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Disraeli Brasil, afirma que o transtorno pode ser acentuado, pois a instalação da faixa exclusiva e da ciclofaixa não está concluída, já que ainda há trechos da Antônio Sales passando por obras de recapeamento e reestruturação.

Transição

Entretanto, a reclamação dos motoristas, na opinião de Disraeli Brasil, reflete um momento de transição pelo qual o trânsito de Fortaleza vem passando. "A cidade está vivendo esse momento de mudança. Se ficarmos só alargando vias, construindo viadutos e a frota de veículos continuar aumentando, nunca vamos solucionar esse problema dos engarrafamentos. Nesse primeiro momento, quem mais vai sentir a mudança são os usuários do transporte particular, por conta da redução das faixas de utilização mista", coloca.

O gerente de operações da AMC afirma ainda que a implantação da faixa exclusiva de ônibus atende à lei da mobilidade, que prioriza o transporte público. "Esse é um momento de quebra de cultura, pois as pessoas costumam priorizar os carros, mas na Antônio Sales, mais de 60 mil pessoas utilizam transporte público diariamente. Espera-se, com o passar do tempo, que a população passe a optar pelos ônibus, que terão mais conforto, velocidade e uma frota maior".

Com relação às ciclofaixas, Disraeli Brasil diz que é uma demanda dos ciclistas, além da tentativa de estimular um maior uso desse modal.

A faixa exclusiva de ônibus da Antônio Sales só deve ser fiscalizada a partir do próximo mês, com a instalação dos fotossensores. Até lá, os condutores de veículos particulares ainda podem trafegar pela faixa sem o risco de serem multados.