20/01/2022 09:30 - Valor Econômico
Por Gabriela Ruddy — Do Rio
A Neoenergia e a Weg assinaram um acordo que prevê que o grupo de energia elétrica vai utilizar exclusivamente as estações de recarga da fabricante brasileira para soluções de mobilidade elétrica.
Na parceria, a Weg vai fornecer estações de recarga da linha Wemob (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no Brasil. Os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.
Já a Neoenergia vai oferecer estações de recarga, carregadores, a plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade e um sistema para controle de demanda.
“Nossa parceria com a Neoenergia busca fomentar e fortalecer projetos referentes a soluções para recarga de veículos elétricos e modelos de negócio relacionados a soluções sustentáveis de energia. Queremos não só avançar na estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos”, afirma o diretor superintendente da Weg Automação, Manfred Peter Johann.
A Neoenergia oferece soluções de mobilidade elétrica para clientes residenciais, comerciais e empresas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Segundo a companhia, a ideia é oferecer os serviços em todo o território nacional em breve.
O grupo implementou recentemente um “corredor verde”, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo doze ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal.
O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Com a WEG, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o país. Essa é uma parceria estratégica, com uma empresa que atende todos os requisitos técnicos e tem vasta experiência e credibilidade no mercado”, afirma o diretor de negócios liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.