Niterói inicia operação do corredor TransOceânica

27/04/2019 08:00 - Diário do Transporte

ALEXANDRE PELEGI

Foi inaugurado em Niterói, Rio de Janeiro, neste sábado, 27 de abril de 2019, às 10h:00, o corredor TransOceânica, como já havia noticiado o Diário do Transporte há dez dias.

Relembre: Niterói anuncia operação de corredor da TransOceânica para 27 de abril

Para o Secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, um dos diferenciais do novo corredor, obra esperada há tempos pela população niteroiense, está no sistema de informação ao usuário, além dos detalhes operacionais que permitirão uma redução no tempo de percurso em cerca de 30% beneficiando 125 mil pessoas diariamente.

Barandier destaca que todas as 13 estações do BHLS (Bus with High Level of Service), como é qualificado o sistema de ônibus, terão câmeras de segurança, painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas.

“Um dos diferenciais das estações inteligentes é que todas contam com painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus. Desta forma, os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, tendo confiabilidade no tempo de chegada de cada linha”, disse também Barandier.

O PMV – Painel de Mensagens Variáveis é um dos toques de modernidade do projeto.

A empresa CittaMobi, mais conhecida pelo seu aplicativo de mesmo nome, processará as informações das três novas linhas do sistema BHLS no corredor da TransOceânica e vai informar o horário de ônibus em tempo real nos painéis do corredor da TransOceânica.

Painel de Led: empresa Cittamobi informa o horário de ônibus em tempo real das três novas linhas do sistema BHLS

Todas as estações desse corredor terão painéis de led, especialmente desenvolvido para o projeto, para a população consultar informações das linhas e as previsões do tempo de chegada, calculado pelo CittaMobi em tempo real. O CittaMobi processará as informações dos diferentes sistemas de gestão de frotas existentes para obter dados necessários para calcular os tempos”, afirma Fernando Matsumoto, representante do CittaMobi.

O CittaMobi está pronto para processar dados de diversos sistemas e transformá-los em informações para os passageiros. Nosso lema é tornar a mobilidade urbana acessível para todos, o tempo todo”, afirmou. “Com a informação da previsão de chegada dos ônibus, o CittaMobi resolve o principal problema indicado por 21% dos passageiros, que é esperar na parada”, complementa.

Assista à entrevista com o secretário Renato Barandier, feita nesta manhã pelo consultor Willian Aquino (ANTP/Rio de Janeiro), durante a inauguração:

 

OBRA ESPERADA

O corredor da TransOceânica, com 9,3 quilômetros de extensão e 13 estações estende-se por 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá.

Os novos ônibus são climatizados, têm piso na altura do passeio público e capacidade para 90 passageiros, além de acessibilidade total.

A velocidade máxima permitida para os coletivos é de 40 km/h no corredor expresso e 30 km/h nas estações.

A tarifa atual de R$ 3,90 será mantida nas demais linhas municipais.

Comunicado da prefeitura destaca que os ônibus do corredor terão portas dos dois lados “para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva”. Ainda de acordo com a prefeitura, “Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte”.

A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual”, continua a nota.

Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com 43 ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato). Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados”.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte há duas semanas, foi realizado o primeiro treinamento dos motoristas que conduzirão os ônibus do TransOceânica.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/14/motoristas-de-onibus-da-transoceanica-passam-por-treinamento-em-niteroi-rj/

Confira como será a operação do novo corredor, de acordo com a Prefeitura:

As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas).

Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

As três novas linhas que entrarão em operação manterão o itinerário atual até acessar o corredor viário, evitando a necessidade de baldeação e pegando os passageiros nos pontos já utilizados. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Circularão também pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva.

ESTAÇÕES BHLS

O corredor viário conta com 13 estações, sendo duas reguladoras e 11 intermediárias:

Estação Charitas

Estação Cafubá

Estação Lagoa de Piratininga

Estação Piratininga

Estação Maralegre

Estação Comércio Central

Estação Santo Antônio

Estação Vila São Pedro

Estação Morro da Peça

Estação Maravista

Estação Praça Central

Estação Boa Vista

Estação Engenho do Mato

NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS (Via túnel Charitas-Cafubá)

Oceânica 1 (Piratininga x Centro)

Oceânica 2 (Itaipu x Centro)

Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato)

LINHAS DE ÔNIBUS MANTIDAS

38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha)

39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha)

46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí)

52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha)

54 (Sapê x Piratininga)

55A (Várzea X Piratininga)

LINHAS DE ÔNIBUS EXTINTAS

38 (Itaipu)

39 (Piratininga)

39B (Piratininga x Charitas)

38B (Itaipu x Charitas)

LINHA DE ÔNIBUS COM ALTERAÇÃO NO TRAJETO

52A (Baldeador x Itaipu via túnel Charitas-Cafubá)

Novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes