29/03/2021 07:00 - Valor Econômico
Por Ana Paula Machado — De São Paulo
As montadoras japonesas Honda e Toyota comunicaram na sexta-feira a suspensão da produção no Brasil por conta da piora da pandemia de covid-19 e ajustes na cadeia de fornecedores.
Com a decisão das duas empresas, chega a nove o número de fabricantes de carros que decidiram parar a produção neste momento mais crítico da pandemia. Volkswagen, Renault, Nissan, Volvo, Scania, Volkswagen Caminhões e Mercedes Benz já haviam anunciado a suspensão.
A Honda informou a paralisação temporária das operações nas unidades de Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, de amanhã até 9 de abril. A retomada está prevista para 12 de abril. O formato de compensação das horas não trabalhadas no período está em negociação com o sindicato, segundo a montadora.
Na Toyota a suspensão começa hoje e vai até 7 de abril. Todas as fábricas da companhia no país serão impactadas: São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz. “A medida tem como objetivo contribuir com a redução da circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no país, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões”, informou a montadora em nota. A previsão da Toyota é retomar as atividades no dia 6 de abril em Indaiatuba e no dia 5 nas demais cidades.