04/03/2022 06:25 - Diário do Transporte
ADAMO BAZANI
O mercado de ônibus no Brasil não conseguiu esboçar uma reação à crise neste primeiro bimestre de 2022.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgados nesta quinta-feira, 03 de março de 2022, os emplacamentos de ônibus no primeiro bimestre de 2022 registraram queda de 9,48% na comparação com igual período de 2021, já afetado pela crise.
Foram 2.491 unidades emplacadas no acumulado de janeiro e fevereiro de 2022 ante 2.752 nos dois primeiros meses do ano passado.
Se forem comparados fevereiro de 2022 (1.123 ônibus vendidos) com fevereiro de 2021, quando foram emplacadas 1.428 unidades, a queda foi maior ainda: 21,36%.
A variação ente janeiro (1.368 unidades) e fevereiro (1.123 unidades), a queda foi de 17,91%.
MARCAS:
A Mercedes-Benz continua liderando o mercado de ônibus com quase metade de todos os veículos de transportes coletivos emplacados (49,38%), o que soma 1.230 unidades.
Em segundo lugar, aparece a Marcopolo (por causa dos miniônibus Volare que são vendidos montados), com 23,28% de participação e 580 unidades.
Em terceiro está a Volkswagen/MAN, com 495 ônibus, alcançando uma fatia de 19,87%.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes