ANPTrilhos lança cartilhas: como e quando optar por um VLT

21/10/2016 08:00 - ANPTrilhos

As cidades estão crescendo e se desenvolvendo rapidamente. Por isso é preciso pensar na sua mobilidade em um cenário de 5 a 10 anos. Inserir o transporte metroferroviário nesse planejamento é uma das premissas para dignificar o transporte da população.

No momento são contabilizadas no Brasil 63 médias e grandes regiões metropolitanas e só 12 possuem algum tipo de sistema de transporte de passageiros sobre trilhos. Dada a atual taxa média de crescimento da população brasileira, até 2016, por exemplo, estima-se que mais oito regiões poderão vir a se integrar a esse rol.

Dado o atual estágio de evolução do País, não se pode mais pensar em transporte urbano de forma isolada. Os grandes centros estão se desenvolvendo muito rápido e a população está cada vez maior. É preciso formatar um pensamento integrado entre os representantes do setor e dos governos para se evitar o colapso iminente das cidades e das metrópoles e ainda desenvolver o transporte de passageiros de forma avançada, segura, ordenada, rápida e sustentável para o futuro.

A ANPTrilhos está fazendo a sua parte para tornar as cidades mais sustentáveis, melhorar a qualidade de vida das pessoas, defender a excelência na prestação de serviços do transporte público de passageiros e a modicidade tarifária, por meio da expansão dos sistemas sobre trilhos no Brasil.

É preciso agora que os novos governantes que se anunciam desenvolvam uma política pública efetiva, voltada para o transporte urbano estruturado por modos sobre trilhos, aceitando o desafio que as cidades desenvolvidas hoje se impõem e passando a ter um olhar inovador. Os investimentos nos sistemas sobre trilhos sempre se revertem em benefícios urbanos que superam os dos demais modos.

ANPTrilhos