ANTP apresenta Planilha de Custos dos Transportes na FETPESP

04/04/2018 07:00 - ANTP

Nesta terça-feira, dia 3 de abril de 2018, a ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos apresentou na FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo o funcionamento da Planilha “Custos dos serviços e transporte público por ônibus”.

Organizado por João Carlos Camilo de Souza, do SETPESP - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo, a apresentação foi realizada pelo superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli (Branco), que destacou os aspectos essenciais da nova Planilha, cujo objetivo é o de calcular o custo da produção dos serviços, com absoluta acuidade, veracidade e transparência.

Resultado de um intenso trabalho de profissionais, com alto grau de especialização em transportes, do setor público e da iniciativa privada de todo o país, a Planilha demandou três anos de debates, e atualizou o último documento que servia de referencia nacional, produzido pelo GEIPOT - Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes, e publicado em 1996.

Na presença de mais de trinta representantes das empresas de ônibus afiliadas à FETPESP, foram explicados os principais avanços na aplicação da nova planilha, em especial a transparência e clareza no cálculo dos custos da prestação dos serviços, além abranger a atualização tecnológica do setor e as atuais exigências contratuais advindas do Poder Público.

Conforme esclareceu o superintendente da ANTP, “hoje a maior parte das cidades brasileiras se baseia num modelo de planilha de tarifa desatualizado, que foi elaborado em 1983 e teve a última revisão em 1996. Como houve mudanças nos sistemas de transportes, este modelo pode trazer distorções e embutir custos, que a sociedade paga e não entende. É necessário maior transparência”.

Após o lançamento oficial da Planilha, em agosto de 2017, a ANTP este realizando workshops para prefeitos, secretários de transportes, responsáveis por gerenciadoras públicas e empresários de ônibus, demonstrando como a nova planilha pode ser usada para os respectivos sistemas locais de mobilidade.

Os dois documentos que compõem a Planilha foram publicados em agosto de 2017, e são resultados de estudos desenvolvidos por técnicos das seguintes entidades: Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Frente Nacional de Prefeitos e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), sob a coordenação da ANTP.


           


       
       
           


Método de Cálculo

O último documento de referencia nacional foi produzido pelo GEIPOT e publicado em 1996.

A Planilha da ANTP, que passa a ser de ora em diante o novo documento de referência, retrata, dentre outras novidades, as mudanças tecnológicas em veículos e sistemas inteligentes de controle, as novas regulamentações ambientais e as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012). Incorpora novos elementos introduzidos nos processos de contratação ocorridas no período, como a integração, terminais e infraestrutura, bem como traz uma importante inovação, distinguindo claramente o cálculo do lucro das empresas da remuneração do capital.   

           

Um segundo documento, que acompanha a descrição do Método de Cálculo, também foi apresentado e entregue no evento: "Instruções Práticas", com um roteiro simplificado e de fácil preenchimento para auxiliar a elaboração da planilha de custos.

Instruções Práticas

Todos os itens de cálculo estão organizados de forma transparente, segundo fórmulas paramétricas claramente definidas, além de anexos com explicações completas sobre os itens envolvidos.

O novo modelo de cálculo da remuneração pela prestação dos serviços (lucro) está exaustivamente demonstrado nos Anexos do documento.