ANTP lança nova planilha de custos dos serviços de ônibus

16/08/2017 10:00 -


Diante da necessidade de atualizar e modernizar a antiga planilha Geipot de cálculo dos serviços do transporte público por ônibus, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) elaborou nova metodologia, a Planilha ANTP - Custos dos Serviços de Transporte Público por Ônibus. O documento incorpora novos elementos decorrentes das grandes transformações ocorridas no setor e no país nos últimos 30 anos. O lançamento ocorrerá no próximo dia 21 (segunda-feira), em São Paulo.

De acordo com o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, "a nova metodologia vai dar a transparência que a sociedade sempre exigiu do setor, com informação precisa e detalhada sobre 36 itens e o impacto de cada um deles para o custo total do serviço". Segundo a ANTP, a planilha inova ao especificar a forma de remuneração do concessionário (remuneração pela prestação do serviço), que não estava explícito na metodologia antiga. O método permite ainda a definição de matriz de risco para os contratos de concessão do setor.

Atualmente, os custos são calculados com base na planilha do GEIPOT (atualizada em 1996), que já não atende à nova realidade do setor. A nova metodologia é fruto de quatro anos de trabalho técnico, com participação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). 

LANÇAMENTO NOVA PLANILHA

Dia: 21 de agosto (segunda-feira)

Abertura: 10h

Apresentação da planilha: 10h30

Coletiva de imprensa: 11h

Local:

Espaço Fit Eventos, localizado na Rua Peixoto Gomide, 282, Jardim Paulista, em São Paulo (SP).