Arena Antp 2025 vem aí

19/02/2025 00:00 -

O Arena Antp 2025 - Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana é a 24ª edição do congresso bianual da ANTP, cuja primeira edição foi realizada em 1978 no Rio de Janeiro.

Pela diversidade e abrangência de temas, pelo tipo de público, e pela feira de exposições, o Arena Antp é o maior evento de mobilidade urbana do país. 


A partir de 2019, a ANTP estabeleceu parceria na organização do congresso com a OTM Editora, e desde então, o congresso passou a se chamar de Arena Antp - Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana.

O Arena Antp 2025 será realizado em São Paulo, no Transamérica Expo Center, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025.

O Arena Antp 2025 contará com 5 auditórios para abrigar conferências, painéis de debates e apresentações de comunicações técnicas, que estarão no mesmo espaço da feira de exposições com 8 mil metros quadrados, ampliando as oportunidades de encontros, conversas e negócios.,


Arena Antp 2025 - Por uma mobilidade urbana inovadora e realizável

Grandes temas estarão presentes 

  • Brasil e a descarbonização: soluções energéticas para transporte público no país e outros modos de transporte limpos.

O Brasil tem um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas e a descarbonização do setor de transporte público é um dos pilares para promover um futuro sustentável. A eletrificação da frota de ônibus e o uso de biocombustíveis sustentáveis são exemplos de iniciativas que podem reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, além de melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades. O Arena Antp 2025 antecede a 30ª Conferência sobre Mudanças do Clima, que ocorrerá em Belém/PA, em novembro de 2025, e este tema estará dentro do congresso.

  • Transportes públicos estruturadores urbanos: carteira de investimentos para sistemas de média e alta capacidade de transporte para 21 Regiões Metropolitanas do país.

Em desenvolvimento pelo BNDES/MCidades, estão sendo estudados projetos para 21 RMs no Brasil. São projetos de transporte públicos estruturadores que preveem a expansão de BRTs, VLTs, e metrôs, bem como infraestrutura de transportes públicos para cidades brasileiras. O Arena Antp 2025 será um dos palcos para conhecer e discutir esta importante frente de construção de uma carteira de investimentos, mais do que oportuna, para os transportes públicos brasileiros.

  • A reestruturação da governança no transporte público no país e formas inovadoras de custeio.

Muitas experiências estão sendo estudadas e implantadas no país para criar novas maneiras de contratação do transporte público coletivo, especialmente com o acelerado processo de introdução do ônibus elétrico no país. Governança, transparência, referenciais nacionais, formas de investimento em custeio e em infraestrutura são discussões fundamentais neste momento e estão enlaçadas no Projeto de Lei do Marco Legal do Transporte Público. Tudo isso estará presente no Arena Antp 2025. 

  • Planejamento urbano - as cidades precisam sobreviver

O planejamento urbano desempenha um papel central na criação de cidades sustentáveis e resilientes, sendo fundamental para garantir a qualidade de vida de seus habitantes. Não há como planejar mobilidade urbana sem considerar o desenvolvimento das cidades brasileiras.  Planos de uso e ocupação do solo, o espraiamento das cidades, os efeitos climáticos cada vez mais frequentes e intensos, e a relação com a maneira pela qual a população acessa a cidade e se movimenta decorre do planejamento urbano. Cidades precisam ser sustentáveis e cada vez mais resilientes. Tema indispensável no Arena Antp 2025.

  • Sistemas inteligentes de transporte - tecnologia a serviço do usuário

A tecnologia desempenha um papel transformador no futuro do transporte público, especialmente com a implementação de sistemas inteligentes de transportes (ITS). Esses avanços são indispensáveis para otimizar a gestão operacional, melhorando a eficiência dos serviços, a pontualidade e a qualidade do transporte oferecido à população. Para além disso, a tecnologia tem potencial enorme para melhoria da comunicação com usuários e a população. As atualizações e inovações caminham a passos largos e o Arena Antp 2025 abrirá esse espaço para se conhecer o que há por aí nesse assunto.

  • Mobilidade ativa - andar e pedalar é preciso

40% das viagens urbanas no país são feitas pelo caminhar a pé e por bicicleta. Caminhar é o modo mais comum nas cidades, seja nas viagens exclusivas ou nas viagens complementares aos modos motorizados. Como melhorar nossas calçadas, como melhorar a travessia de ruas, como incentivar e dar segurança a nossos ciclistas, como garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida são temas indispensáveis num congresso como o da ANTP.

  • Segurança no trânsito

O Brasil precisa se encontrar com a segurança viária, cuja estatística não nos coloca a altura dos países mais desenvolvidos. Vamos discutir a política nacional de redução de acidentes e mortes no trânsito e, mais do nunca, precisamos colocar na pauta os acidentes com motocicletas e seu uso como transporte remunerado de passageiros. 

  • Agenda política - o transporte público coletivo nos orçamentos públicos

Durante e após a pandemia COVID-19 o transporte público entrou na pauta dos governos. O motor propulsor foi a crise de sustentabilidade financeira dos contratos de prestação dos serviços de transporte público. A demanda está voltando, mas ainda não nos patamares de 2019. Subsídios públicos se multiplicaram no país, a tarifa-zero já está presente em uma centena de cidades, novas formas de remuneração estão sendo testadas e a descarbonização avança. A ideia de um Sistema Único de Mobilidade (SUM) está sendo estudada e urge avançar neste debate. Orçamentos do governo federal e dos governos estaduais e municipais são necessários para o financiamento de custeio e da infraestrutura. A tarifa pública, paga por apenas uma parcela da população, não pode ser a única responsável em custear o transporte público, que faz funcionar nossas cidades, as quais são as grandes geradoras do PIB nacional. Tampouco suportar inovações tecnológicas que são de interesse de toda a sociedade. No Arena ANTP 2025 esse será um dos assuntos indispensáveis.