Mobilidade a Pé e acessibilidade serão destaque no 21º Congresso

15/02/2017 14:00 - ANTP

Em reunião nesta terça-feira (14), na ANTP, estiveram reunidos representantes de organizações ligadas à mobilidade a pé e acessibilidade. O objetivo do encontro foi dar início à elaboração de temas e pautas que deverão ser abordados no 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2017, em São Paulo.

Dentre os vários assuntos conversados, ficou acordado os principais temas que deverão estar representados no Congresso. Um deles é o “Como Anda”, desenvolvido pelas ONGs Cidade Ativa e Corrida Amiga, plataforma online que propõe uma rede entre os grupos que promovem a mobilidade a pé no Brasil.

Como Anda levantou também marcos regulatórios que influenciam a infraestrutura, governança e gestão dos espaços da mobilidade a pé, consolidando uma base de dados com estas referências. Assim, outro tema que fará parte do 21º Congresso será a confusa legislação brasileira relativa ao tema pedestre.

Nessa mesma linha, e aí já de forma propositiva, serão apresentados estudos e projetos referentes ao novo Código de Trânsito Brasileiro com a inserção necessária do tema “pedestre”. Numa revisão conceitual, a ideia é discutir a compatibilização das atuais definições dos capítulos iniciais do Código, onde se estabelece a prioridade máxima ao pedestre.

Reportando ao Seminário Internacional Cidades a Pé, realizado pela ANTP em 2015, serão aproveitados não só os formatos dos “Pontapés” (espaços curtos para apresentação de casos exitosos na área da mobilidade a pé e da acessibilidade), como também serão organizadas oficinas de capacitação sobre os temas (tais como: oficinas de calceteiros, nos moldes da experiência de São José dos Campos; oficinas sobre metodologias de contagem de pedestres, tempos semafóricos, entre outras).

Outra novidade serão os Bondes a Pé, organizados pela Corrida Amiga, uma maneira criativa, saudável e sustentável para facilitar a chegada dos participantes ao evento através do deslocamento a pé.

Participaram da reunião:

Meli Malatesta (ANTP/ Pé de Igualdade)

Ramiro Levy (Cidade Ativa)

Luiz Carlos Mantovani Néspoli - Branco (ANTP - superintendente)

Letícia Sabino (Sampapé/ ANTP)

Silvia Stuchi (Corrida Amiga/ ANTP)

Ana Odila de Paiva Souza (consultora)