21/05/2018 00:00 -
Mac Dowell foi responsável técnico pela implantação de 14 quilômetros da Linha 1 e 23 quilômetros da Linha 2 do metrô carioca, e esteve à frente de diversos projetos
O vice-prefeito do Rio de Janeiro morreu na noite deste domingo, 20 de maio de 2018, aos 72 anos. Fernando Mac Dowell deixou um legado para a área de transporte, com diversos projetos no currículo.
A causa da morte foi infarto agudo do miocárdio extenso. Em nota, o hospital Vitória, da Barra da Tijuca, informou que Mac Dowell havia passado por angioplastia coronariana de emergência na última quarta-feira.
O legado deixado para a área de transportes tem relação direta com os cargos que o vice-prefeito exerceu ao longo da carreira. Nos anos 70, Mac Dowell foi responsável técnico pela implantação de 14 quilômetros da Linha 1 e 23 quilômetros da Linha 2 do Metrô-Rio, no cargo de diretor de Planejamento e Projetos.
O trabalho ganhou repercussão internacional e, com isso, Mac Dowell foi o primeiro homem da América Latina a fazer parte do Comitê Técnico da Union Internationale des Transports Publics, com sede em Bruxelas, em 1980.
Formado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o vice-prefeito também esteve à frente de outros projetos e assumiu diversos cargos relacionados à mobilidade urbana.
No governo Moreira Franco, entre 1987 e 1988, ele foi presidente do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) e elaborou o Plano Diretor Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro.
Em meados de 1990, Mac Dowell foi coordenador de estudos para a implantação da Linha Vermelha, a convite do governador Leonel Brizola, na época. Ele também foi subsecretário de Obras do estado e esteve à frente de estudos para o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.
Outro projeto de destaque na área de transporte foi a Análise Sistêmica para a Reavaliação da Expansão da Linha 2 do Metrô-SP. Mac Dowell também foi consultor da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e liderou diversos projetos sobre o assunto.
Mac Dowell participou ativamente da história da ANTP.