Relatório Geral SIMOB-2017 mostra cenário de aumento do uso do transporte individual

31/01/2020 08:30 - ANTP

Já está no ar o mais recente Relatório Geral do Sistema de Mobilidade Urbana (SIMOB) da ANTP, referente ao ano de 2017.

O Simob tem uma defasagem natural em função da coleta de dados.

No entanto, até abril deste ano, publicaremos o relatório com os dados atualizados relativos a 2018. Haverá sempre um delay de um ano entre as edições.

Nesta mais recente edição o leitor poderá perceber algumas mudanças:

= Um capítulo introdutório que descreve sucintamente o que mudou de 2016 a 2017; e

= No final, um novo capítulo com a série histórica com a metodologia de 2014 a 2017, com os principais dados.

Os dados de 2017 apontam movimentos seguindo a tendência do período do triênio 2014/2017. Os principais indicadores são os seguintes:

Viagens: pequeno crescimento no valor total, com aumento de viagens em transporte individual e estabilidade de viagens em transporte coletivo e não motorizado;

Divisão Modal: aumento na participação do Transporte Individual no total de viagens e redução da participação dos transportes coletivo e não motorizado;

Índice de Viagens (viagens/habitante/dia): aumento no índice de viagens do transporte individual e redução dos índices de transporte coletivo e não motorizado.

Este cenário de aumento do uso do transporte individual traz como consequência aumento nos consumos e impactos decorrente da troca de viagens não motorizadas ou por transporte coletivo para o transporte individual. Assim, há aumento no consumo de energia, aumento na emissão de poluentes, aumento no ruído, e, consequentemente, aumento nos custos da mobilidade.

Para ter acesso à página do SIMOB, e a todos os Relatórios de 2014 até 2017, basta clicar no link.