Viajantes na cidade - A aventura dos usuários de transportes públicos em São Paulo

31/10/2016 14:30 - ANTP



Viajantes na cidade - A aventura dos usuários de transportes públicos em São Paulo

Em “Viajantes na cidade”, Christina Marchiori Borges, integrante da Comissão Técnica de Pesquisa de Opinião da ANTP, apresenta aspectos da cultura dos usuários de transportes públicos, mais especificamente, dos viajantes de ônibus e de metrô na cidade de São Paulo, no início do século XXI. 

Com fotografias de Leonardo Neri, e com o olhar no viajante - aquele que realiza a viagem - a autora investiga os hábitos de uso nesses meios de transportes, as preparações das viagens, as percepções, as linguagens e as sociabilidades. A pesquisa abordou também como as viagens e a cidade são simbolizadas e de que maneira o imaginário emerge da mobilidade urbana.

Editado pela Annablume, com apoio da ANTP, o livro será lançado dia 29 de novembro (5ª-feira), a partir das 18:30, no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)-3258.4449.

DÊ PREFERÊNCIA AO TRANSPORTE PÚBLICO

Para ir ao lançamento, vá de:

(1) Metrô: linhas vermelha e amarela estações Anhangabaú ou República.

(2)

Ônibus

: qualquer linha que passe pela Rua da Consolação ou Avenida Ipiranga ou Rua Augusta

Christina Maria de Marchiori Borges - Pesquisadora, socióloga, pós-graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP, Especialista em Gestão de RH pela FGV/SP e mestranda em Antropologia Urbana na PUC/SP. Coordena a unidade de pesquisa da Diretoria de Planejamento de Transporte da SPTrans