A quem deve servir a cidade?

02/06/2016 08:00 - ANTP

É comum atribuir-se ao congestionamento o papel de vilão na perda de competitividade de uma cidade. Debita-se na conta do trânsito, com todas as suas externalidades, a principal responsabilidade por situações negativas que impactam a economia. As horas em que as pessoas ficam presas em seus carros passaram a configurar os grandes vetores negativos que denotam, por exemplo, a forte perda na produtividade do trabalho.

Composta por alguns indicadores específicos, o que se convencionou chamar de “competitividade urbana” tornou-se o principal termômetro para o investimento de empresas que desejam se radicar em determinada região, um índice que busca definir, de maneira geral, quais as melhores cidades para se realizar negócios e viabilizar investimentos. Para compor um índice de competividade desta natureza é necessário sintetizar as variáveis que as empresas e os seus executivos levam em consideração na tomada final de decisão, que aponta onde e define o porquê investir em determinado espaço.

Compõem esta cesta de dados alguns indicadores de estrutura macroeconômica e de política social, que varrem desde medidores da liberdade para se realizar negócios, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), até dados de governabilidade, conectividade física e capital intelectual. De uns anos para cá outro índice fundamental veio se juntar a esses, o da sustentabilidade ambiental, que abarca quesitos importantes como as emissões de gases de efeito estufa, existência de áreas verdes, competitividade energética e a percepção da população sobre as medidas ambientais adotadas na preservação do espaço urbano.

No instante em que se inclui a sustentabilidade ambiental para se definir competitividade urbana, o tema da produtividade precisa ser ponderado: até que ponto o benefício econômico de determinada atividade pode subverter a qualidade de vida de uma cidade?

Com o crescimento exponencial da urbanização este desafio cresce a cada dia: os desafios da mobilidade das pessoas (os mais perceptíveis) precisam ser discutidos e resolvidos ao mesmo tempo em que se garantam indicadores de sustentabilidade. O que, em última análise, significa cuidar melhor das cidades e de seus moradores.

Historicamente a pressão para se resolver problemas urbanos, como os relacionados ao transporte motorizado individual, tem provocado um danoso preço à sociedade ao alocar vultosos recursos públicos para o benefício de poucos. O caso do Minhocão em São Paulo é emblemático: nascido como cópia mal ajambrada das vias expressas americanas até hoje persiste como uma cicatriz que enfeia o centro da cidade. É legítimo questionar, portanto, se o efetivo controle e uso das cidades está de fato nas mãos do setor público – cujo dever é organizar as principais demandas da sociedade -, ou do setor privado, cuja preocupação central é alavancar sua lucratividade.

O grande dilema das nossas cidades está em buscar, de maneira persistente, o necessário equilíbrio entre atividade econômica e sustentabilidade ambiental. Entre oferta de oportunidades econômicas e qualidade de vida para os cidadãos. Entre a oferta de bens e serviços de qualidade (saúde, educação, moradia) e a geração de boas oportunidades de negócios.

O dinheiro que entra pela boca do caixa proveniente de taxas e impostos é o mesmo que sai para bancar despesas de saúde decorrentes de acidentes de trânsito e da emissão de poluentes. Esta relação entre o dinheiro que recebe do cidadão e o valor que despende para mitigar os efeitos nocivos causados pelo uso intensivo do carro, por exemplo, ainda não se dá de maneira integrada nas administrações públicas. Para muitos gestores são falaciosos raciocínios como "menos carros nas ruas produzem menos gastos com saúde". Infelizmente o pensamento oficial privilegia o fator econômico, muito mais visível e imediato, que o fator social e ambiental, ainda difícil de ser interpretado em cifrões. O primeiro produz um ilusório aumento de riqueza, geralmente concentrada nas mãos de poucos. O segundo garante uma melhor saúde pública, preserva vidas, castiga menos as cidades, mas não engorda o PIB, nem alimenta estatísticas econômicas oficiais.

Saber tomar decisões que levem em conta não apenas o benefício econômico imediato, mas principalmente uma cidade mais saudável e humana, é o cerne da missão pública. E hoje o maior desafio de todo administrador público eleito pelo voto popular.

-0-0-0-0-0-0-0-0-

Sugestões de leitura:

Estudo do custo das externalidades negativas da mobilidade das pessoas nos vários modos de transporte no Brasil – Caderno Técnico nº 24 / ANTP

Desenvolvimento econômico e segurança no trânsito: precisamos morrer antes de aprender? - Revista dos Transportes Públicos – nº 142

Fundamentos para a inspeção veicular e a experiência da cidade de São Paulo - Revista dos Transportes Públicos – nº 142


DESTAQUES


Acaba de sair a nova edição da Revista dos Transportes Públicos, nº 142 


Você pode fazer o download completo aqui. Veja a relação de temas e artigos disponíveis AQUI


Você é cineasta profissional, amador ou estudante? Inscreva o seu filme no festival Mobifilm para inspirar pessoas a melhorar nossas cidades. Mãos às câmeras! Veja aqui como fazer

Primeiro festival de filmes sobre mobilidade urbanaSerá realizado nos dias 12, 13 e 14 de Agosto, no Centro Cultural São Paulo. Haverá um seminário sobre mobilidade e segurança (organizado pela ANTP), e dois dias de projeção de filmes. Conheça o site oficial do evento (mobifilm.com.br).




14 de junho = XI Seminário Nacional Metroferroviário - Rio de Janeiro 

(Já disponíveis informações como: programa, ficha de inscrição, dicas e acordos com hotéis para hospedagem)





CALENDÁRIOS DE EVENTOS DA ANTP – 2016 (grade completa)