14/10/2018 14:00 - CTMPA - ANTP
REUNIÃO 'SETEMBRO 2018' DA COMISSÃO TÉCNICA DE MOBILIDADE A PÉ E ACESSIBILIDADE DA ANTP
Local: Rua Pedro de Toledo, entre Rua Napoleão de Barros e Estação Metrô Hospital SP
Data: 28/09/2018
Horário: 09:30 às 11:30
PARTICIPANTES:
Membros da CTMPA e convidados - em especial representantes de entidades sociais de PcD:
Amigos Pra Valer
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência
Instituto de Cegos Padre Chico
Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual
Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo
OBJETIVO: Avaliar a qualidade do novo padrão de calçadaComo é habitual, a reunião do mês de setembro da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP é externa e tem por objetivo vivenciar e avaliar a caminhabilidade e a acessibilidade de espaços públicos recentemente implantados na cidade. Assim foi no ano passado, 2017, junto à inauguração da sinalização de alargamento da calçada da Rua Joel Carlos Borges; e Calçadão da Rua 7 de Abril em 2016, quando passamos a adotar essa prática.
Este ano foi escolhido o novo padrão de calçadas adotado pela prefeitura de São Paulo, implantado em caráter piloto à Rua Pedro de Toledo, na Vila Mariana, São Paulo. O ponto de encontro foi na Rua Pedro de Toledo esquina com a Rua Napoleão de Barros, a partir das 09:00 hs. Às 09:30 foi iniciada a caminhada com todos os presentes e o registro das experiências do grupo, composto por adultos, idosos, pessoas com deficiência visual e pessoas com deficiência física.
Cabe observar, preliminarmente, que a Rua Pedro de Toledo já recebeu intervenção nas calçadas anteriormente, sendo o primeiro local onde foi testada a calçada construída por blocos intertravados adotados a partir do Decreto do Passeio Livre (2005). Com o passar do tempo, concluiu-se que o revestimento por blocos intertravados se deteriorava ao longo do tempo, apresentando de recalques, depressões, deslocamento dos blocos e formação de buracos.
Além de tudo isso, a trepidação e irregularidade provocada pelas laterais chanfradas não o tornava o tipo de revestimento mais adequado para calçadas caminháveis e acessíveis. Por este motivo não é um tipo de revestimento adequado e recomendado a quem apresenta restrição e dificuldade de mobilidade.
As calçadas da Rua Pedro de Toledo também foram as primeiras onde se adotou o disposto na NBR 9050 no que se refere ao rebaixamento da calçada e o piso tátil de alerta e direcional.
O novo padrão de calçada recentemente implantado foi definido pela Comissão Permanente de Calçadas. Começou a ser implantado em 28/12/2017 pela Secretaria de Serviços e Obras, com previsão de término em 3 (três) meses. Foi orçado em R$1.387.450,96 (um milhão, trezentos e oitenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta reais e noventa e seis centavos).
Pelo observado na vistoria, a proposta do novo padrão de revestimento se constituiu na adoção de um piso de cimento sem pigmentação, com superfície totalmente lisa e regular, moldado “in loco” na faixa definida como faixa livre. As faixas de serviço e de acesso foram revestidas por blocos intertravados de concreto na cor vermelha, aparentemente aproveitando parte do material anterior que revestia as calçadas.
Cabe esclarecer que entende-se como faixa livre aquela destinada exclusivamente a abrigar a
caminhada dos pedestres, com largura mínima de 1,20m e situada no eixo da calçada.
Entende-se faixa de serviço aquela destinada a abrigar posteamento, mobiliário urbano,
arborização, com largura de 0,75 m e situada junto ao meio fio. Finalmente como faixa de
acesso a faixa situada junto ao alinhamento das edificações, com largura variável e onde se
permite a utilização pelo lote quando possível para abrigar objetos do seu interesse tais como
vasos, mesas, cadeiras etc.
É de amplo conhecimento também que a legislação que rege as calçadas do município de São Paulo sofrerá alterações em breve, mas até o momento da realização da vistoria continua valendo o Decreto do Passeio Livre:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/subprefeituras/calcadas/arquivos/car
tilha_-_draft_10.pdf
As observações resultantes da caminhada ao longo deste novo padrão de revestimento de
calçada foram as seguintes:
Portanto a partir do registro das percepções apontadas pelo universo de usuários de calçadas nos leva as seguintes conclusões:
No link abaixo são acessadas todas as fotos e vídeos da vistoria.
https://photos.app.goo.gl/VGtPJe71DEd1vqDQA