Melhoria na Mobilidade Urbana em uma Estação do Metrô e Terminal Integrado de Cosme e Damião

27/03/2016 17:00 - José Jurandi Lopes Campos

Ensaio Crítico apresentado no Curso de Gestão da Mobilidade Urbana da ANTP

Resumo

Apresentar as deficiências e sugerir as adequações provisórias para Estação do Metrô Integrado Cosme e Damião, para atender a demanda esperada nos dias dos jogos da e eventos na Arena Pernambuco, apontando erros cometidos e as melhorias necessárias analisando o funcionamento da Estação do Metrô Cosme e Damião, julgando-se o fluxo dos usuários e seu escoamento em dias normais de uso, bem como, em dias de jogos e em casos de grandes eventos que não condiz com aquilo que é necessário para absorver a demanda que foi gerada após sua inauguração e pretende-se também aplicar as ferramentas da qualidade que deverão ser usados para diagnosticar as falhas, assim como soluções para a resolução do problema.

1. Introdução

A Estação Cosme e Damião do Metrô Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Superintendência de Recife e uma estação que foi construída para atender a demanda da região com seu adensamento populacional.

Com o planejamento da construção da Arena Pernambuco para sediar alguns jogos da Copa do Mundo que fica a aproximadamente a mil e quinhentos metros da estação também foi projetado para atender a demanda um terminal de integração de media capacidade operada por BRT’S.

Atualmente nos dias de jogos ou eventos na Arena Pernambuco o terminal de Integração integrado é desativado e os BRT’s são retirados de circulação para evitar a depredação imposta ao Modal por torcedores vândalos deixando de cumprir a sua finalidade como instrumento de mobilidade urbana da cidade e ao avalia-se a qualidade destes sistemas de transporte, encontramos diversos problemas, mas o metrô pode e deve implementar melhorias com o uso de estudo dinâmico e utilização de técnicas de qualidade.

2. Base da Pesquisa

O objeto de estudo desse trabalho é pesquisar o uso da Estação do Metrô e do Terminal Integrado de Passageiro Cosme e Damião nos dias de jogos e outros eventos na Arena Pernambuco onde foram identificados dados relevantes que comprovam e justificam sua importância, bem como, a sua deficiência em atender com qualidade ao usuário deste sistema em tais circunstâncias.

A pesquisa teve como base as informações operacionais da Estação do Metrô e do Terminal Integrado Cosme e Damião e por meios eletrônicos, entre eles sites de pesquisas, sites governamentais e de revistas e que por meio da analise e das críticas dos dois instrumentos como parte integrante da mobilidade urbana da região iremos enumerar os problemas detectados e a utilização de ferramentas para diagnosticar as reais causas do problema em questão. E por fim apresentar as soluções definitivas para a resolução do problema em encontrados.

3. Metodologia

Um modelo de mobilidade sustentável requer necessariamente a integração dos diferentes agentes sociais: poder público, setor privado, operadores de transporte, sociedade civil, etc. Mas o que se observa na prática é uma total desvinculação entre mobilidade urbana e politicas públicas e como resultado, a inclusão social, o direito a cidade e a redução dos impactos ambientais são questões de difícil superação.

A mobilidade deve garantir a equidade social, acessibilidade e mobilidade dos diversos grupos sociais da população, e com uma politica tarifaria que atenda as restrições de recursos das diferentes camadas sociais.

O Transporte é considerado um indutor de desenvolvimento sustentável para as cidades e com base no conhecimento dos deslocamentos realizados deve ser montado um planejamento visando priorizar os gerenciamentos de demanda de acordo com a estrutura viária existente e a existir numa visão de longo prazo (mais de 30 anos), para as cidades em sintonia com uma politica que integre planejamento urbano e planejamento de transporte. Os espaços urbanos devem ser preparados para receber os pedestres, ciclistas, o carro individual, o ônibus, VLT’s (Veículos Leve sobre Trilhos), Trens e Metros, ou seja, cada modal tem seu espaço garantido até o limite de sua capacidade.

O planejamento e desenvolvimento de uma malha de transporte deve considerar o uso adequado do espaço urbano, o tipo de energia a ser utilizada e suas implicações com o meio ambiente, tempo de viagem, tempo de espera, conforto, confiabilidade, regularidade, segurança fazendo se a opção pelo sistema mais apropriado na relação custo benefício. 

3. Contribuição

Após analisamos todo o histórico descrito dos equipamentos e sistemas urbanos aqui relatados,  podemos definir que utilizando a proposta de abordagem de Qualidade definida por Garvin.

  • Transcendental;
  • Centrada no produto;
  • Centrada no valor;
  • Centrada na fabricação;
  • Centrada no cliente.

Nas cinco abordagens acima apresentadas, a definição de qualidade transcendental para a Estação Cosme e Damião, é aquela que o passageiro observa subjetivamente ao fazer uso da mesma, sendo desaprovada e classificada como péssima por aqueles que tiveram a experiência de usa-la. A de qualidade centrada no produto também foi desaprovada como no exame mais detalhado pelo engenheiro Fernando Jordão, relatando que a capacidade da estação foi extrapolada, visto que não foi concebida para esse fim. Na definição de qualidade centrada no valor, a estação não foi adequada na nova função a ela concebida, que é o escoamento desta demanda de passageiros, principalmente nos dias dos jogos na Arena Pernambuco, bem como, nos eventos lá realizados. Sendo que a centrada na fabricação obteve um nível de qualidade muito bom já que se encontra em conformidade com especificações pré-definidas por ocasião do projeto, isso é conflitante visto que o projeto não levou em consideração a construção posterior da Arena Pernambuco.

A definição definição de qualidade centrada no cliente é a que obteve a avaliação pior, nas preferências, necessidades e conveniências do usuário do sistema, não sendo atendido no mínimo necessário.

Face ao exposto, identificou-se os problemas abaixo descritos:

·       A capacidade de utilização do sistema nos dias de Jogos/eventos na Arena Pernambuco é bem maior ou superior a capacidade para a qual a estação foi projetada, ou seja, que a capacidade prevista de estoque no embarque e desembarque da estação; 

·       A quantidade de acessos à plataforma de embarque e desembarque, as escadas, rampas e elevadores foram dimensionados para atender a uma demanda máxima de 12.000 pessoas sentido/hora e não para atender a demanda de mais de 35.000 pessoas em jogos e/ou eventos; 

·       A ausência de outras opções de transporte coletivo para as diferentes regiões do Grande Recife; 

·       O projeto da Estação Cosme e Damião foi feito e aprovado antes de se decidir a localização da Arena Pernambuco;

·       Identificou também a necessidade de se colocar em operação o terminal integrado com a disponibilização dos BRT`s como apoio operacional para transporte dos usuários para as diferentes regiões da RMR.


5. Conclusão

Na conclusão deste trabalho, apresentou-se os principais gargalos, bem como, as soluções de qualidade apresentadas para o Terminal Integrado de Passageiros e na Estação do Metrô Cosme e Damião. Pois sabemos de sua importância como instrumentos de mobilidade urbana da cidade e principalmente em dias de jogos e eventos a serem realizados na Arena Pernambuco.

 

José Jurandi Lopes Campos - Assessor na Companhia Brasileira de Trens Urbanos

 

 

Referências  

GARVIN, DAVID A. Gerenciando a Qualidade – A Visão Estratégica e Competitiva. Harvard Business School. Ed Qualymark, Rio de Janeiro: 2002

KALTENECK, EVODIO. Administração – Qualidade Segundo Garvin. Rio de janeiro: Ed Annablume, 2013

KHALED, EL-AKRUTI. The Estrategic Role Engeneering Asset Management –

International Journal of Pruduction Economics

: University of Wollongong. 2013.