Entre os principais desafios na área da mobilidade sustentável estão o controle da contaminação atmosférica nos centros urbanos congestionados e a implementação de medidas para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) da queima do diesel. Observa-se uma intensificação da busca por iniciativas técnica e economicamente viáveis para aumentar a penetração das alternativas energéticas mais limpas e renováveis nas frotas de transporte coletivo urbano, movidas pelo óleo diesel convencional - de odor desagradável, tóxico, cancerígeno e de origem fóssil.
O "Simulador de Emissões de Ônibus Urbanos" foi criado ela ANTP com o objetivo de auxiliar planejadores, especialistas das áreas de transportes e meio ambiente, acadêmicos e, em especial, tomadores de decisão - responsáveis pela especificação técnica de frotas de transporte coletivo - a estimarem o potencial de redução das emissões dos principais poluentes tóxicos e do dióxido de carbono (CO2), resultantes de iniciativas de substituição dos veículos originais movidos a diesel, por unidades novas movidas por alternativas energéticas e tecnológicas mais limpas.
Relatório
O "Simulador de Emissões de Ônibus Urbanos" foi elaborado pela Comissão de Transporte e Meio Ambiente da ANTP, com o apoio da Volvo. Ao final, a Comissão elaborou um estudo registrado no documento "Impactos Ambientais da Substituição dos Ônibus por Veículos Menos Poluentes", cuja cópia encontra-se disponível no endereço abaixo.