A produção técnica da ANTP é desenvolvida através de suas Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho.

As Comissões da ANTP objetivam desenvolver estudos, pesquisas , relatórios, análises, diagnósticos, ações e estratégias sobre um determinado tema, estruturando as questões e identificando formas de encaminhamento, visando o desenvolvimento do tema em torno do qual se constituiu. 

As Comissões, a depender da sua necessidade, podem criar Grupos de Trabalho específicos. Os Grupos de Trabalho destinam-se a desenvolver de forma mais detalhada, temas específicos de interesse das Comissões Técnicas as quais estão vinculados podendo ser extintos quando atingir os objetivos propostos na sua constituição.

Como são criadas as comissões técnicas 

A criação das Comissões Técnicas e de seus Grupos de Trabalho se dá após a aprovação do Conselho Diretor ou ad referendun do Diretor Executivo, a partir de proposta amparada na existência de uma mobilização prévia entre os associados para o tratamento de um tema de forma estruturada e sistemática, apoiada num plano básico de trabalho.

O funcionamento das comissões 

As Comissões Técnicas tem um Presidente ou Coordenador reconhecido pela Diretoria da ANTP, com o objetivo de dirigir os seus trabalhos, podendo o Coordenador escolher outro membro da Comissão para auxiliá-lo: elaboração de súmula de reuniões, manutenção do cadastro dos integrantes, acompanhamento da agenda de reuniões e eventos.

A composição das Comissões Técnicas deve ser multisetorial, envolvendo os órgãos gestores, as operadoras, a universidade, o setor produtivo e os consultores associados à ANTP. Os seus membros podem ser técnicos especialistas afetos ao tema, indicados por entidades associadas à ANTP ou associados da ANTP na modalidade "Membros Individuais"

As Comissões Técnicas podem funcionar na sede nacional da ANTP, bem como nas suas Diretorias Regionais, devendo se reunir no mínimo duas vezes por ano.

A partir de 2012, as discussões e o desenvolvimento dos trabalhos das Comissões Técnicas também podem ser feitos a distância por meio de grupos de discussão na Internet.

A ação das comissões técnicas 

As Comissões Técnicas devem participar sempre que possível nos Congressos Nacionais da ANTP, podendo a mesma se dar através de painéis e/ou debates em torno de temas vinculados aos seus objetivos; através da elaboração de Comunicações Técnicas ou de outra forma que a Comissão em conjunto com a Diretoria da ANTP considerar adequada.

As Comissões Técnicas podem participar de eventos promovidos por entidades congêneres que também desenvolvam os temas por elas tratados ou de interesse da Diretoria da ANTP.

Como posso fazer parte de uma Comissão

Para fazer parte de uma comissão técnica, ou para fazer parte dos grupos de discussão pela Internet, entre em contato com contato@antp.org.br, que irá fornecer as orientações.