Prefeitura faz correções em valores de editais

19/10/2015 10:00 - Blog Ponto de Ônibus

Leia:São Paulo pode ter mais Trólebus com licitação - Blog Ponto de Ônibus

Prefeitura vai tirar 1,8 mil ônibus das ruas com mudança do sistema - O Estado de SP / Folha de SP / Blog Ponto de Ônibus

Licitação dos transportes de São Paulo: Propostas devem ser entregues a partir de 18 de novembro - Blog Ponto de ônibus

 

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo publicou, no Diário Oficial da Cidade do último sábado, alterações nos editais de licitação de transportes que deve criar um novo modelo de serviços de ônibus para os próximos 20 anos, com possibilidade de renovação do contrato por mais 20 anos.

As mudanças dizem respeito basicamente a remunerações pontuais aos operadores de transportes.

O modelo de serviços previsto nos três editais, que cria três grupos com 27 lotes na cidade, permanece, assim como a criação de redes de linhas, como a de final de semana, e a redução de itinerários e frotas.

Também sofreu alteração a participação de cada grupo, seja estrutural, local de articulação e local de distribuição, para o custeio e instalação do CCO – Centro de Controle Operacional, que vai monitorar e fiscalizar todo o sistema:

TABELA:

Exibindo corr-edit.jpg

A remuneração e correção de valores da frota dos trólebus foram modificadas.  O total do patrimônio dos 192 trólebus mais recentes passou de R$ 59 milhões e 500 mil para R$ 64 milhões e 800.

A frota de trólebus que segundo os editais divulgados na semana passada teria mais 30 veículos, agora vai contar com 36:

•No item 9.1.1. Investimento em frota de ônibus, onde se lê: "Para os trólebus, o investimento consiste na aquisição dos veículos que já se encontram em operação e que consistiam em bens reversíveis no contrato de concessão 037/07-SMT.GAB, caducado em 2013 antes do prazo final do contrato, que seria em 2017. Com isso, o valor considerado da frota de 192 trólebus na data de referência de 01/05/2015, a preços históricos, foi de R$ 59.579.943, e com correção .” Leia-se: "Para os trólebus, o investimento consiste na aquisição dos veículos que já se encontram em operação e que consistiam em bens reversíveis no contrato de concessão 037/07-SMT. GAB, caducado em 2013 antes do prazo final do contrato, que seria em 2017. Com isso, o valor considerado da frota de 192 trólebus na data de referência de 01/05/2015, a preços históricos, foi de R$ 59.579.943, e com correção a preços de maio/15, R$64.831.440. Adicionalmente, também foi considerado o investimento necessário em 36 veículos trólebus novos de acordo com a necessidade operacional”

A retificação também deixa clara a remuneração por passageiro transportado e o peso dos quesitos de qualidade:

"2.2.1. O índice de qualidade é determinado pela seguinte equação: IQ = 0,50 ED + 0,10 FDF + 0,25 ICVr” Leia-se: "2.2.1. O índice de qualidade é determinado pela seguinte equação: IQ = 0,50 ED + 0,10 FDF + 0,25 ICVr + 0,15”

Os critérios para a remuneração das empresas terão os seguintes pesos:

·        50% pelos passageiros transportados

·        25% pelo cumprimento de viagens

·        15% pelos custos fixos do investimento do operador com veículos e equipamentos.

·        10% pela disponibilização da frota e opinião dos passageiros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes