19/10/2015 10:00 - Blog Ponto de Ônibus
Leia:São
Paulo pode ter mais Trólebus com licitação - Blog Ponto de Ônibus
ADAMO
BAZANI
A prefeitura de São Paulo publicou,
no Diário Oficial da Cidade do último sábado, alterações nos editais de
licitação de transportes que deve criar um novo modelo de serviços de ônibus
para os próximos 20 anos, com possibilidade de renovação do contrato por mais
20 anos.
As mudanças dizem respeito
basicamente a remunerações pontuais aos operadores de transportes.
O modelo de serviços previsto nos
três editais, que cria três grupos com 27 lotes na cidade, permanece, assim
como a criação de redes de linhas, como a de final de semana, e a redução de
itinerários e frotas.
Também sofreu alteração a
participação de cada grupo, seja estrutural, local de articulação e local de
distribuição, para o custeio e instalação do CCO – Centro de Controle
Operacional, que vai monitorar e fiscalizar todo o sistema:
TABELA:
A remuneração e correção de valores
da frota dos trólebus foram modificadas. O total do patrimônio dos 192
trólebus mais recentes passou de R$ 59 milhões e 500 mil para R$ 64 milhões e
800.
A frota de trólebus que segundo os
editais divulgados na semana passada teria mais 30 veículos, agora vai contar
com 36:
•No item 9.1.1. Investimento em frota
de ônibus, onde se lê: "Para os trólebus, o investimento consiste na aquisição
dos veículos que já se encontram em operação e que consistiam em bens
reversíveis no contrato de concessão 037/07-SMT.GAB, caducado em 2013 antes do
prazo final do contrato, que seria em 2017. Com isso, o valor considerado da
frota de 192 trólebus na data de referência de 01/05/2015, a preços históricos,
foi de R$ 59.579.943, e com correção .” Leia-se: "Para os trólebus, o
investimento consiste na aquisição dos veículos que já se encontram em operação
e que consistiam em bens reversíveis no contrato de concessão 037/07-SMT. GAB,
caducado em 2013 antes do prazo final do contrato, que seria em 2017. Com isso,
o valor considerado da frota de 192 trólebus na data de referência de
01/05/2015, a preços históricos, foi de R$ 59.579.943, e com correção a preços
de maio/15, R$64.831.440. Adicionalmente, também foi considerado o investimento
necessário em 36 veículos trólebus novos de acordo com a necessidade
operacional”
A retificação também deixa clara a
remuneração por passageiro transportado e o peso dos quesitos de qualidade:
"2.2.1. O índice de qualidade é
determinado pela seguinte equação: IQ = 0,50 ED + 0,10 FDF + 0,25 ICVr”
Leia-se: "2.2.1. O índice de qualidade é determinado pela seguinte equação: IQ
= 0,50 ED + 0,10 FDF + 0,25 ICVr + 0,15”
Os critérios para a remuneração das
empresas terão os seguintes pesos:
· 50% pelos passageiros transportados
· 25% pelo cumprimento de viagens
· 15% pelos custos fixos do investimento do
operador com veículos e equipamentos.
· 10% pela disponibilização da frota e opinião dos
passageiros.
Adamo Bazani, jornalista
especializado em transportes