Treze iniciativas selecionadas para participar do 'Pontapés', no seminário 'Cidades a Pé'

14/11/2015 16:00 - ANTP

Estratégias para estimular a prática de atividade física, iniciativas que mostram as rotas mais acessíveis para deficientes físicos e projetos colaborativos que trazem exemplos de transformações em cidades de todo o mundo, com o objetivo de inspirar pessoas para melhorar a qualidade de vida e a caminhabilidade. Essas e outras propostas fazem parte do "Pontapés” - espaço de apresentações, que visa promover organizações, ONGs, movimentos, coletivos e indivíduos cujas propostas ou iniciativas sejam voltadas à temática da transformação do espaço urbano.

O "Pontapé” faz parte da programação do "Cidades a Pé”, seminário internacional que acontece pela primeira vez no Brasil. Organizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o evento ocorre em São Paulo, entre os dias 25 e 28 deste mês. 

Foram recebidas inscrições de vários pontos do Brasil, como Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha, e do exterior, como México. Durante a seleção, a Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP levou em conta critérios como criatividade, impacto e contribuição do projeto para a mobilidade a pé. 

A forma como as treze iniciativas selecionadas serão apresentadas é inspirada no conhecido formatoPecha Kucha, em que o desafio é mostrar toda a concepção em oito minutos. Serão seis apresentações no dia 26 e a outra metade, no dia 27. 

O "Pontapés” será aberto pela iniciativa "Programa Agita São Paulo” cujo objetivo é fazer com que as pessoas acumulem 30 minutos de atividade física diária. Outra proposta é o "Índice de Caminhabilidade”, do Rio de Janeiro, que visa medir a qualidade do ambiente urbano para os pedestres. "A intenção é que este índice funcione como apoio à gestão urbana e à avaliação do impacto de políticas públicas municipais”, apresenta o projeto. 

No segundo dia de "Pontapés”, a iniciativa goiana "O caminho dos espaços de serviços” promete trazer formas de conhecer aspectos escondidos, mas que fazem parte dos municípios. "A cidade [Goiânia] foi pensada, desenhada e construída com discursoda modernidade e de cidades novas, ela teve a instalação de grandes avenidas que estruturaram todo o desenho e ruas de serviços.Estas vias de serviços, ao longo dos anos, ficaram abandonadas e,desde a última década, têm sido ocupadas por pedestres, usuários de espaços públicos. O objetivo é fazer com que esses lugares apareçam com funções artísticas e urbanas”.

Praticado em cidades do exterior, o movimento Jane’sWalk faz parte do cenário de Brasília e seus implementadores estarão no "Pontapés”. A iniciativa surgiu para homenagear a ativista Jane Jacobs e discutir a questão da mobilidade urbana e da caminhabilidade, como ressalta o slogan do movimento brasiliense: "pensar cidades para pessoas e não mais para carros”.

Outra experiência selecionada foi o "Caronas a Pé”. "Idealizei este movimento no percurso diário de casa até a escola onde trabalho como professora. Fui divulgando a proposta na comunidade escolar e encontrei muita empatia, desejo de mudar o entorno, fortalecer as relações e contribuir com o meio ambiente, o que me motivou a propagar a ideia. Instalamos as rotas e a cada dia um aluno deixa de ir de carro para vir caminhando com seus amigos”, diz Carolina Padilha.

A lista com os projetos selecionados pode ser conferida na página do seminário internacional "Cidades a Pé”. Todas as propostas, inclusive as que não foram selecionadas pela comissão julgadora da ANTP, ficarão disponíveis para consulta na biblioteca do site oficial da ANTP.

As mesas e apresentações do "Cidades a Pé” programadas para os dias 26 e 27 terão transmissão ao vivo, via streaming. A programação completa do "Cidades a Pé” pode ser conferida no site oficial:http://cidadesape.com.br/

Realização: ANTP

Promoção/Patrocínio: World Bank Group e GEF

Secretaria Executiva: Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP

Apoio institucional na organização: SampaPé, red OCARA, Corrida amiga e Pé de Igualdade

Execução: Conexão Cultural