Planejador urbano envolvido em projeto de otimização do metrô de Londres participa do ‘Cidades a Pé’

31/10/2015 10:00 - ANTP

"As cidades são o evento social mais completo que temos e têm todo o potencial de serem ou um inferno ou um paraíso”, diz David Uniman, em um vídeo institucional. Engenheiro industrial pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Uniman é Mestre em planejamento urbano pelo MIT(Massachusetts Instituteof Technology). O especialista é um dos palestrantes do seminário internacional "Cidades a Pé”, que acontece em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de novembro.

Planejador urbano com especialização em mobilidade, Uniman esteve à frente de projetos de vários países, otimizando a capacidade do metrô de Londres, desenvolvendo o sistema de bicicletas públicas em Bogotá e ajudando no desenho do corredor verde de Cali, por exemplo.

Ainda em andamento, o projeto em Cali (Colômbia) começou há um ano. Uniman presta serviços de consultoria por meio da companhia Gehl Studio San Francisco. O planejamento inclui mitigação do trânsito, estacionamento e uso do solo, além de engenharia do tráfego e do design de espaços destinados às bicicletas.

O especialista se define como um "profissional inovador de revitalização urbana e de transportes, apaixonado por mobilidade e por comunidades ativas, com uma robusta experiência internacional e um ‘background’ de liderança, atuando ao lado de atores públicos, privados e não-governamentais”.

"Basicamente eu trabalho para que as cidades funcionem bem e sejam lugares amáveis e bons de viver para todos”, acrescenta. As experiências de Uniman serão compartilhadas durante o painel "Cidades a Pé”, programado para às 14h30, do dia 26 de novembro, no Instituto Tomie Otake.

Além dele, integram a mesa Alfonso Sanz (GEA21), Paula Bisiau (Diretora de Mobilidade Saudável da Secretaria de Transportes de Buenos Aires), Claudio Senna (Vice-presidente da ANTP). O painel será moderado por Mauro Calliari, do Caminhadas Urbanas e da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da ANTP.

As inscrições para o "Cidades a Pé” estão abertas e são gratuitas. Mais informações no site oficial do evento.

Realização: ANTP

Promoção/Patrocínio: World Bank Group e GEF

Secretaria Executiva: Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP

Apoio institucional na organização: SampaPé, red OCARA, Corrida amiga e Pé de Igualdade

Execução: Conexão Cultural