‘O Rio precisa de transformação em seu sistema de transporte’, afirma presidente do COI

23/01/2014 08:52 - O Globo

RIO - O alemão Thomas Bach, de 60 anos, foi eleito presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) em setembro de 2013. Ao chegar para a entrevista no Copacabana Palace, após testemunhar o caos decorrente da pane na SuperVia, foi ele quem disparou a primeira pergunta: "O que está acontecendo no Rio?” Bach reconheceu que nenhuma cidade-sede ficou pronta dois anos antes dos Jogos, mas ressaltou que não há um único dia a perder. No COI desde 1991, Bach foi medalha de ouro em esgrima nos Jogos de Montreal (1976).

O senhor deve saber que o serviço de trens no Rio foi interrompido nesta quarta-feira, causando um nó no trânsito da cidade. O COI não teme que algo semelhante ocorra durante as Olimpíadas? Afinal, os trens são cruciais para se chegar ao Engenhão e ao Complexo de Deodoro. O senhor discutiu esses problemas de transporte com as autoridades brasileiras?

Creio que o que aconteceu mostra que o Rio precisa de uma transformação em todo o seu sistema de transporte. E os Jogos podem funcionar como um excelente catalisador para essa transformação, para essa mudança. Esse seria um dos maiores legados dos Jogos para os cariocas.

Mas o senhor está otimista de que o governo conseguirá resolver todos esses problemas a tempo? Afinal, faltam pouco mais de dois anos para os Jogos...

Estamos muito confiantes, porque estamos vendo um forte comprometimento por parte de todos os níveis de governo. Ontem (terça-feira) tive a oportunidade de me reunir com a presidente Dilma Rousseff. Ela ressaltou sua determinação de que esses Jogos sejam um sucesso, porque eles deixarão um legado não apenas para o Rio, mas para todo o país. Hoje (ontem) estive com o governador e o prefeito do Rio, e também foi possível ver e sentir que há uma grande união entre esses três diferentes níveis de governo, e é por isso que estou certo de que nas próximas semanas, nos próximos meses, veremos um novo dinamismo nos preparativos. E o que pode ser obtido com esse tipo dinamismo? Vimos isso no trabalho do Comitê Organizador, que fez um ótimo trabalho nos últimos meses, com progressos significativos.

O senhor disse na terça-feira em Brasília que o tempo é crucial para os Jogos no Rio. Há várias instalações em atraso, inclusive para a Copa do Mundo, como a Arena da Baixada. No caso das Olimpíadas, em março fará um ano que o Estádio João Havelange, o Engenhão, que vai sediar o atletismo, principal esporte olímpico, está fechado. O COI não está preocupado com isso?

Repito que estamos confiantes, porque todos os envolvidos — as três esferas de governo, o Comitê Organizador — sabem muito bem que não há tempo a perder, que é preciso manter o ritmo observado nos últimos dois meses. E isso é o mais importante: que todos estejam cientes da pressão do tempo e, ao mesmo tempo, determinados a resolver os problemas. Nenhuma cidade-sede ficou pronta dois anos e meio antes dos Jogos. Ainda temos dois anos e meio pela frente. Se cada dia for utilizado adequadamente — e não temos dúvida de que eles o serão —, então tudo estará pronto.

Para a Copa do Mundo, já há o risco de que um ou dois estádios não fiquem prontos. O COI não teme que algo semelhante ocorra com os Jogos?

Não estamos nos comparando com a Copa. Junto a nossos parceiros, estamos nos concentrando na preparação dos Jogos Olímpicos. Com o comprometimento de todos, estamos confiantes de que tudo vá funcionar.

Mesmo com relação ao sistema de transportes, o COI está confiante de que o Rio terá um legado?

Tanto o Rio como o Brasil terão um grande legado das Olimpíadas. Para o Rio, obviamente, haverá a melhoria do sistema de transporte, a construção de unidades habitacionais, os hotéis e a infraestrutura, que atrairão mais turistas, gerando mais empregos. Há ainda o impulso à economia do Rio, que se refletirá em todo o país. Além disso, os Jogos são o único evento que reúne pessoas de todo o mundo, não apenas competindo, mas vivendo sob um mesmo teto na Vila Olímpica. Estaremos transmitindo uma forte mensagem de respeito e contra a discriminação, contra qualquer tipo de racismo. Esse também é um grande legado. Além disso, os Jogos deixarão os brasileiros orgulhosos, porque será uma excelente maneira de mostrar o que o país pode fazer em um projeto tão complexo, com respeito a tecnologia, infraestrutura e organização, bem como em respeito à hospitalidade e ao entusiasmo dos brasileiros.

Durante a Copa das Confederações, o país enfrentou muitos protestos, que criticavam os gastos com estádios. O COI não teme que haja novas manifestações de rua na ocasião dos Jogos?

Não creio que haverá protestos, mas precisamos, tanto nós como o Comitê Organizador, passar a mensagem de que haverá esse legado. A população precisa saber o quanto vai se beneficiar dos Jogos. Estou certo de que, se os Jogos de 2016 forem bem-sucedidos, o Rio ficará em situação semelhante à de Barcelona: as pessoas, mesmo passadas muitas gerações, vão falar de um Rio de antes e de depois das Olimpíadas, um Rio muito melhor. Então, a mensagem tem de ser transmitida, para mostrar às pessoas que elas não apenas se beneficiam dos Jogos Olímpicos, mas, a longo prazo, dessas melhorias de infraestrutura.

Caberia ao governo brasileiro passar essa mensagem?

Isso não é responsabilidade apenas do governo, mas de todos: do Comitê Organizador, da cidade, do governador. Esta manhã tive uma reunião com os patrocinadores, e foi muito encorajador ver que eles também pensam dessa maneira. Eles querem contribuir para espalhar essa mensagem.

O senhor acha que o sucesso dos Jogos depende do desempenho do país anfitrião? O máximo de medalhas que o Brasil conquistou em uma Olimpíada foram 17. O objetivo é chegar a 27, 28 medalhas em 2016...

É claro que o sucesso do país anfitrião contribui para o sucesso dos Jogos. Se você olha para os atletas brasileiros, houve uma grande melhora nos últimos anos. É claro que ainda é necessário apoio, principalmente nos esportes em que o Brasil não tem forte tradição. Mas estou certo de que os brasileiros vão receber calorosamente atletas de todo o mundo.