Número de pessoas que usam ônibus em SP aumenta, diz pesquisa Ibope/Rede Nossa São Paulo

19/01/2016 14:00 - Blog Ponto de ônibus

ADAMO BAZANI

A Rede Nossa São Paulo divulgou nesta terça-feira, 19 de janeiro de 2016, o resultado da mais recente pesquisa de satisfação do paulistano em relação aos serviços e à vida na cidade, em parceria com a Fecomercio.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope entre os dias 30 de novembro de 18 de dezembro de 2015 e ouviu 1 mil 512 pessoas com idade superior a 16 anos.

Caiu de 37% para 23% os que afirmam que a qualidade de vida em São Paulo "melhorou muito ou um pouco”. E aumentou de 13% para 36% os que dizem ter piorado "muito” ou "um pouco”. Já 68% dos entrevistados declaram que mudariam de cidade se pudessem. No ano passado, 57% afirmaram que gostariam de sair de São Paulo.

Segundo a 7ª edição da pesquisa IRBEM – Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, aumentou a avaliação negativa a respeito da gestão Fernando Haddad. No último levantamento, o prefeito recebeu 40% das respostas "ruim ou péssimo” agora são 56% .

Apesar dos investimentos e ações de mobilidade, como ciclovias e faixas de ônibus, a população ainda está descontente com serviços de transporte e com trânsito na capital paulista. A nota média foi de 3,9, de uma escala de zero a dez.

Para o paulistano, as soluções para melhorar o Trânsito e Transporte da cidade não têm uma avaliação muito positiva: nota de 3,9 também. As tarifas de transporte público na capital paulista receberam, de acordo com a pesquisa, nota de 3,3. O tempo de deslocamento na cidade teve resultado de 3,9. O paulistano também quer mais prioridade ao transporte coletivo no sistema viário. Esse aspecto recebeu nota baixa também: 4

Mesmo com avaliação ainda negativa sobre os transportes, de acordo com a pesquisa, aumentou o número de pessoas que andam de ônibus todos os dias. "Em 2015, 71% dos entrevistados afirmam utilizar ônibus como meio de transporte diário na cidade. Na pesquisa anterior, eram 68% os que responderam afirmativamente a essa questão. E o tempo médio de espera nos pontos passa de 20 para 21 minutos na comparação com a pesquisa anterior” – diz a Rede Nossa São Paulo

Acompanhe os dados sobre mobilidade:



 

 

ns-1
ns-2
ns-3

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes