Viagens de Metrô entre passageiros da região aumenta 68% e de trem 54%

11/03/2014 09:44 - Diário de Suzano

 

 

Um estudo divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos apontou um aumento no número de pessoas que viajam de trens, ônibus e metrô nas cidades da região. O maior aumento foi no número de passageiros do Alto Tietê (com exceção de Santa Isabel e Arujá) que utilizam o Metrô. O crescimento foi de 68% em cinco anos. Já, as viagens de trem aumentaram 54% e de ônibus 36%. O período considerado é entre 2007 e 2012.

A pasta estadual não divulgou resultado em números absolutos dos dois anos, somente o de 2012. Neste ano, são 73 mil viagens de Metrô por este meio de transporte na região. O aumento de viagens em cinco anos é o terceiro maior do Estado. A região do ABC teve um crescimento de 71% e o interior de São Paulo - composto por cidades como Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar - teve um aumento de 141%. Apesar de outras localidades terem um crescimento maior de viagens. A Capital continua tendo o maior transporte de passageiros, com 2,808 milhões. Já Santa Isabel, Arujá e Guarulhos (que estão em uma região separada das outras cidades do Alto Tietê) o aumento foi de 11%.

TREM

Já as viagens dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram um dos menores crescimentos do Estado com 54% em cinco anos. Somente em 2012, foram realizadas 183 mil viagens na região. Na Capital houve um crescimento de 66%, com a realização de 1.289 viagens e no ABC um aumento de 85%, com 269 mil viagens. Nas outras duas cidades da região e Guarulhos, o número de passageiros que viajam de trem aumentou 157%.

PESQUISA

O estudo aponta um raio-x dos meios de transporte no Estado de São Paulo. O objetivo dela é ter um parâmetro de quais meios estão sendo utilizados mais e tem os maiores índices. O último estudo foi realizado em 2002. Isso porque a pesquisa Origem-Destino que mostra um cenário detalhado só é realizada de dez em dez anos.

MELHORIAS

A quantidade de viagens na região deve aumentar nos próximos anos. Isso porque, segundo a CPTM, com a entrega da nova Estação Suzano, o intervalo entre os trens deve diminuir e a quantidade de veículos circulando, por consequência, crescer. Além disso, o número de passageiros também deve aumentar já que a baldeação das linhas 11-Coral e 12-Safira devem ser feitas em Suzano. Atualmente, a Linha 11 tem baldeação em Guaianases e a 12, em Calmon Vianna. A previsão é que a nova estação seja entregue no segundo semestre deste ano.