19/10/2014 08:00 - O Estado de SP
Pedestres e ciclistas estão em conflito pelo espaço e
preferência nas vias de São Paulo. Bicicletas fazendo conversões na contramão,
passando com velocidade sobre as faixas de pedestres e trafegando sobre as
calçadas são cenas comuns onde há muitas ciclovias, como na região central da
capital. Já os pedestres atravessam fora das faixas e fazem das ciclovias
extensões das calçadas.
Na última semana, pelo menos dois pedestres foram
atropelados. Na quarta-feira, um homem de 90 anos morreu na Avenida Corifeu de
Azevedo Marques, no Butantã, zona oeste da capital. Segundo testemunhas, ele
entrou na faixa de pedestre sem olhar e foi atingido por um ciclista, que
responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar). A avenida ainda não tem
ciclovia.
Dois dias antes, uma mulher de 37 anos foi atropelada por um
ciclista que trafegava pela ciclovia da Rua Prates, no Bom Retiro, no centro. A
mulher foi levada ao hospital e liberada. Essa região serve como exemplo para
os conflitos entre ciclistas e pedestres. A faixa para bike da via é muito
usada por entregadores e, ao mesmo tempo, por pedestres que trabalham no
bairro.
Um estudante de 16 anos, que faz entregas no centro, foi flagrado na quinta-feira pela reportagem do Estado em alta velocidade, freando sobre a mesma faixa de pedestres onde a mulher havia sido atropelada. "Eu ando assim mesmo, sei que está errado, freio em cima deles para chamar a atenção e não para atropelar", afirmou.
Na mesma região, a empregada doméstica Anete Negreiros, de 61 anos, usava a ciclovia para caminhar no sentido contrário ao dos carros. "Senão passa bicicleta, eu posso andar. É bem mais confortável do que ficar na calçada”, disse.
Na esquina das Ruas Xavier de Toledo e Sete de Abril, também na região central, mais desrespeito. Dois guardas civis metropolitanos (GCMs) que pedalavam na ciclovia passaram pela faixa de pedestre na contra-mão e com o semáforo fechado para eles. Segundo a Prefeitura, os guardas são orientados e obrigados a respeitar a sinalização. Eles podem quebrar as regras somente se estiverem em atendimento.
A ciclovia no trecho é confusa e tem pouca sinalização. Os ciclistas sobem a Rua Xavier de Toledo por uma ciclovia larga que, na faixa de pedestre, vira uma tira vermelha estreita. "A sinalização é ruim e ainda está confusa. É como se não tivesse mais a ciclovia”, justificou um dos guardas.
Educação. O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a Prefeitura está preparando uma grande campanha de educação no trânsito. "Estamos fazendo algumas peças publicitárias, materiais impressos e também vamos fazer campanhas em rádio, televisão e jornais para educação no trânsito relacionadas aos ciclistas.” Ainda de acordo com Tatto, a cidade está "se acostumando” com as ciclovias. "É algo novo, que veio para ficar. As pessoas estão se adaptando”, disse o secretário. Nesta gestão, a cidade ganhou 92,3 km de vias para ciclistas.
REGRAS PARA UMA
CONVIVÊNCIA PACÍFICA
Faixa de pedestre
O ciclista não pode pedalar sobre a faixa de pedestre. Para utilizá-la é necessário descer da bicicleta.
Calçadas
A prioridade nas calçadas é sempre do pedestre. O ciclista não
deve pedalar ali
Caso a calçada tenha ciclovia, o pedestre deve evitar
caminhar na faixa vermelha
Nas Avenidas Sumaré e Paulo VI, há espaço compartilhado entre
ciclistas e pedestres na calçada do canteiro central. Pedestres usam o espaço
simultaneamente
Na ciclovia
A prioridade é do ciclista
As pessoas devem evitar caminhadas nas ciclovias e devem atravessar
nas faixas de pedestre. Quando a via acaba, o ciclista deve ter cuidado com
carros
Preferência para carros
O ciclista deve dar preferência para carros em avenidas movimentadas. Antes de acessar a via, ele deve esperar o carro passar
Semáforos
Na ciclovia, o ciclista deve respeitar o semáforo para carros
e parar no sinal vermelho
Carros estacionados
Em ruas onde é permitido estacionar do lado direito, o
ciclista deve manter distância de, no mínimo, um metro dos carros que estão
parados
Ciclistas e caminhões
O ciclista deve manter distância dos caminhões
Motoristas de caminhões têm muitos pontos cegos. O ciclista não
deve presumir que será visto pelo motorista
O ciclista deve aguardar o motorista do caminhão virar em uma rua ou parar, antes de ultrapassá-lo
Campainha
O ciclista deve utilizar campainhas ou buzinas em locais onde
há muitos pedestres
Cores e luzes
O ciclista precisa usar roupas que chamem a atenção e instalar luzes nas biciclistas. A medida facilita a visualização em meio ao trânsito da cidade
Sinalização
O ciclista deve sinalizar com os braços quando for mudar de faixa
ou fazer uma conversão
Fones de ouvido
Usar fones de ouvido deixa o ciclista desconcentrado. É
indicado usar apenas um. Ele também não deve falar ao telefone e pedalar
Ciclistas e ônibus
É aconselhável que o ciclista ultrapasse os ônibus pelo lado
esquerdo do veículo
Do lado direito, o ciclista corre o risco de ser fechado pelo coletivo e ficar preso entre o veículo e o meio-fio