A modernidade do Terminal Integrado do Xambá, inaugurado
ontem, em nada se assemelha ao caos dos caminhos que levam até ele. Os 4,4
quilômetros de extensão da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, são marcados
por buracos, falta de sinalização e confusão no trânsito. A proposta de
integrar os ônibus e melhorar o transporte público na região foi recebida com
desconfiança por aqueles que percorrem a via.
Sem mexer na estrutura do problemático corredor, marcado por
vias estreitas e mal demarcadas, as 19 linhas de ônibus que farão parte do
Sistema Estrutural Integrado (SEI) começarão a rodar amanhã, embora ainda sejam
necessários ajustes na pista para a passagem dos ônibus. Segundo o secretário
de Trânsito e Transportes de Olinda, Oswaldo Lima Neto, em alguns trechos da
via a Secretaria das Cidades irá fechar canteiros para a passagem dos
coletivos. Além disso, também será implantada a travessia em nível para os
pedestres e a modernização semafórica da Avenida Presidente Kennedy. "No
sábado, vamos colocar arte-educadores e guardas de trânsito para orientar os
motoristas".
Ciente dos problemas, ele afirma que é hora de pensar no
futuro. "Sabemos que o corredor demorou para ficar pronto e houve erros da
prefeitura e do governo, mas é hora de olhar para frente", afirma.
"Alguns interesses são realmente conflitantes. Mas o coletivo deve vir
antes do individual", acrescenta o secretário de Governo de Olinda,
Luciano Moura.
O investimento no terminal foi de R$ 5,5 milhões. Durante a
cerimônia de inauguração, o governador Eduardo Campos e o prefeito Renildo
Calheiros comentaram os transtornos na Avenida Presidente Kennedy, onde é comum
haver acidentes e carros circulando pelo corredor de ônibus. Os dois anunciaram
que farão obras de recuperação. Entretanto, prazos não foram definidos.
"Os buracos serão tapados assim que tivermos quatro ou
cinco dias de sol porque usaremos asfalto quente. O frio não sustenta. É jogar
dinheiro fora. É importante, agora, as pessoas terem em mente que não é
possível estacionar o carro na avenida, ir na loja e voltar meia hora depois.
Aproveitaremos a obra para promover ações educativas com os moradores da
área", afirma Renildo Calheiros.
O prefeito disse ter recebido o Terminal do Xambá, mas
anunciou que a reforma na Avenida Presidente Kennedy ainda será entregue.
"O governo nos cederá efetivos do BPtran e eles tomarão conta da via. As
mudanças técnicas nós faremos. Nossa intenção é que a avenida ofereça mais
segurança e mobilidade."
O governador lembrou que as pessoas vão poder pegar um ônibus em Xambá e chegar a Suape, no Grande Recife. "Em Pernambuco, tínhamos uma das passagens mais caras e um serviço ruim. Fomos atrás de medidas para dar um salto na qualidade no sistema de transporte público e garantir a inclusão de mais pessoas", completa.
COLUNA JC NAS RUAS
A 2ª morte de Kennedy
Jonh Kennedy, o 35º presidente dos Estado Unidos, nunca
imaginaria que, 50 anos depois de morrer atingido por dois tiros enquanto
desfilava em carro aberto, iria dar nome a uma avenida em Olinda que virou
sinônimo de problema e exemplo singular da ineficiência do poder público.
Um parceria entre governo do Estado e prefeitura gastou R$
8,8 milhões para transformar a avenida num corredor voltado ao transporte
público de passageiros. Mas a verba do programa Prometrópole foi pelo ralo.
Quando somados os outros R$ 5,5 milhões gastos no Terminal de Xambá, chega-se
aos impressionantes R$ 14,3 milhões. Mas o resultado ficou bem abaixo da
necessidade do povo. De solução para milhares de motoristas e passageiros, a
Kennedy hoje é um risco à segurança dos que por ali transitam.
A entrada em operação do terminal, inaugurado ontem após
longos nove meses concluído e de portas fechadas, deixará ainda mais evidente o
absurdo que se tornou a avenida. Alguns ônibus, simplesmente, não conseguem
entrar nas estações de embarque e desembarque, contrariando a ideia mais básica
do projeto. Esta é apenas uma das várias aberrações que podem ser vistas ao
longo dos 4,4 quilômetros da avenida.