Medo da rua

25/10/2015 09:00 - O Estado de SP

ANTP, com patrocínio do Banco Mundial e GEF, realiza seminário internacional "Cidades a Pé”; inscreva-se

FRAYA FREHSE

Pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico sobre o bem-estar em seus 34 países-membros, e também na Rússia e no Brasil, traz um dado preocupante para aqueles que, talvez como o leitor e decerto como eu, gostam de flanar a pé por ruas, ladeiras, praças e parques públicos de nosso país. Segundo a OECD, em 2014 apenas 35% da população brasileira se sentia segura ao andar à noite na cidade ou na área em que vive. Somos bem menos numerosos que os mais de 85% de destemidos noruegueses e 85% de espanhóis, e mais rarefeitos também que os 50 a 55% de mexicanos e chilenos incorporados à investigação. Mais próximos de nós, só aproximadamente 48% dos húngaros.

Como o dado integra, afora latrocínios e ataques físicos "autorrelatados” (indicadores utilizados pela organização para medir a "segurança pessoal” das populações), é quase inevitável colocar em xeque o próprio gosto por andar pela cidade. O prazer resiste ao medo? Como a vida cotidiana em nossas maiores urbes transcorre sob o temor de assaltos, roubos e assassinatos reais ou imaginários, o dado da OECD parece autoevidente. É tentador menear com a cabeça e suspirar em tom de lamento: "coisas da violência no Brasil...”

Mas nada é tão simples, ensinam a sociologia, a antropologia e a história. Que pluralidade humana e espacial se esconde por detrás da porcentagem brasileira, da cidade e da "área em que você vive”? São referências decisivas num mundo urbano como o brasileiro, social, cultural e demograficamente tão diversificado e desigual. E não somente no Brasil de 2014. De acordo com a socióloga alemã Renate Ruhne, no seu livro Macht Raum Geschlecht ("Espaço-Poder-Gênero”, em tradução livre), de 2003, mulheres se sentem bem mais inseguras que homens nos espaços públicos urbanos alemães – a despeito do investimento sistemático que o poder público desde os anos 1980 vem fazendo em iluminação pública, lugares exclusivos de estacionamento e no incentivo ao uso misto de ruas, passarelas, estações de metrô, parques, etc., para não falar de descontos em táxis noturnos. Tudo isso na mesma Alemanha que comparece com quase 80% de "sentimentos de segurança” na OECD.

Apesar da fragilidade metodológica, o dado trazido pela organização instiga à reflexão sobre como os brasileiros sentem ruas, praças, parques de acesso legal irrestrito. Ora, a associação entre insegurança e espaço público é concepção recente, no Brasil urbano. Ao menos em alguns jornais paulistanos, a imagem da rua como lugar de perigo em função da violência só ganha vigor nos anos 1980.

De fato, até no mínimo o final da escravidão africana (1888), andar por São Paulo com regularidade era atributo quase exclusivo de gente escrava, liberta ou livre envolvida nos ócios e negócios do trabalho braçal que sustentava as casas senhoriais. Já entre sinhás e sinhôs, o ritmo era o da excepcionalidade ou periodicidade das missas e festas públicas, das visitas "a pagar” ou do teatro de ópera e, no caso de rapazes, da botica e da Academia de Direito. Sinônimos de rua era discrição, no caso das mulheres de prol; bravata, no caso dos homens "de qualidade”. Lugar de insegurança? Os documentos silenciam.

São os ventos da modernidade oitocentista que trazem a valorização da rua como lugar onde supostamente todos queriam estar. Dentre os seus porta-vozes, o dândi e o flâneur da literatura europeia. Difícil fazer senhoras e senhoritas paulistanas de elite gostarem de andar por ali, sobretudo a pé; e o transeunte, personagem novo na cidade, só se queixa, nos jornais, do "estado” das ruas.

À luz dessas referências, a imagem da rua perigosa evidencia sua parca idade. E seu poder. Ela hoje domina o nosso imaginário, não importa a classe, o credo, a idade ou o gênero. Prensados por um fogo cruzado entre cidades que se expandem demograficamente multiplicando pobreza e desigualdade e uma mídia que difunde estatísticas insufladoras de angústia e pavor, é tentador para os brasileiros "de cidade” – como escreveu Gilberto Freyre – sentirmos que a rua é e sempre foi lugar a ser evitado pela insegurança. E a vivermos esse espaço assim.

Como mudar isso?, talvez pergunte o leitor que abriga em si um flâneur. Depois de tanta história, sociedade e cultura, nada de engrossar o coro da segurança pública e da infraestrutura urbana. A insegurança das mulheres nas ruas alemãs mostra que proteção não é sinônimo de destemor.Como, ao ser encarado, o fantasma se mostra sempre menor do que imaginado, nada melhor que se lançar a ruas e praças e, por meio da regularidade do uso, familiarizar-se com a experiência única da convivência com a diferença que só a rua,mais que qualquer outro espaço no Brasil, tem a nos oferecer.

Fraya Frehse é Professora de Sociologia da USP e autora de "Ô da rua! O transeunte e o advento da modernidade em São Paulo (EDUSP)”

 

=s=s=s=s=s=

Defensores dos direitos de pedestres se reuniram com o secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, para discutir a criação de um grupo temático sobre a mobilidade a pé na cidade. Há hoje quatro grupos, nenhum voltado a pedestres.