Redução de limite nas marginais não piora trânsito, diz engenheiro

30/07/2015 06:00 - TV Folha

Para o engenheiro Luiz Carlos Mantovani Néspoli, 64, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), ao contrário do que imagina o senso comum, a redução dos limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, não vai piorar o trânsito nessas vias.

Desde o dia 20, quando os limites caíram de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60 km/h na central e de 70 km/h para 50 km/h na local, o assunto acirrou os ânimos dos motoristas e levou a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) a entrar na Justiça contra a medida.

Em entrevista à "TV Folha" nesta quarta-feira (29), Néspoli afirmou que os congestionamentos nas duas marginais são causados pelo excesso de veículos que utilizam as vias, e que, ao estabelecer padrões menores de velocidade, a fluidez tende até a melhorar.

Estudos internacionais apontam que o limite de capacidade das vias fica próximo de 50 km/h. Com velocidade maiores, ocorre o chamado "efeito sanfona", quando carros aceleram em alguns trechos e freiam em seguida, levando mais tempo para percorrer um mesmo percurso.

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