*Eduardo Tude de Melo Pres. do Conselho Deliberativo da ABRATI
| VALORIZANDO A QUALIDADE A “Satisfação do Cliente” é o tema da oitava edição (2018) do Prêmio Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros, vitoriosa realização anual da ABRATI – Associação Brasileira das Empresas de Transsporte Terrestre de Passageiros – e da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. O volume de consultas endereçado à ABRATI já nos primeiros meses deste ano sobre o assunto é um indicador valioso que serve de orientação para as duas entidades promotoras do evento, pois dá a dimensão aproximada da enorme importância que as operadoras brasileiras de transporte rodoviário de passageiros atribuem à questão da qualidade e do aperfeiçoamento constante dos serviços que elas prestam à população brasileira. O Prêmio Boas Práticas foi criado exatamente para oferecer maior visibilidade e ressonância aos esforços das operadoras para manter e desenvolver cada vez mais um dos maiores sistemas do mundo. Podemos dizer, sem medo de errar, que o sistema brasileiro tornou-se referência mundial na atividade de transporte rodoviário de passageiros, como demonstram as frequentes visitas de técnicos estrangeiros a várias das nossas melhores empresas. Tornou-se comum que os visitantes nos procurem para saber como os empresários do sistema brasileiro conseguem operar um volume tão expressivo de rotas em um país tão diverso e de tamanha extensão territorial como é o Brasil. Ressalte-se que isso é feito inteiramente pela iniciativa privada, que não conta com qualquer tipo de subsídio ou ajuda governamental. O avançado estágio tecnológico atingido pelas operações das companhias brasileiras, com a valiosa parceria das montadoras e encarroçadoras instaladas no País, também impressiona a todos os que se interessam minimamente pelo assunto. São tecnologias voltadas à maior segurança possível nas viagens, e que também se traduzem em maior nível de conforto para os passageiros e em importantes benefícios para o meio ambiente. São exemplos disso as baixas emissões dos veículos utilizados, bem como a economia de água e outros materiais e insumos utilizados nas operações. O empenho permanente das operadoras em prol da qualidade e da solidez do sistema, com foco na segurança, na tranquilidade e no bem-estar dos clientes – tudo isso está contemplado e valorizado nas disposições que norteiam o Prêmio Boas Práticas do Setor de Transporte Terrestre de Passageiros e justificam a sua existência |