Reetta Putkonen, diretora de Planejamento de Helsinque, participa do ‘Cidades a Pé’

03/11/2015 11:00 - ANTP

Leia também sobre o Seminário ‘Cidades a Pé’ - Planejador urbano envolvido em projeto de otimização do metrô de Londres participa do ‘Cidades a Pé’

'Pontapés', um espaço para projetos no Seminário ‘Cidades a Pé’

Pere Navarro participa de seminário da ANTP

Imagine viver em uma cidade em que você não precise pensar em utilizar o carro para se locomover. Essa será Helsinque, capital da Finlândia, daqui a dez anos. Se você não quer esperar até 2025 para ver o resultado, pode participar do seminário "Cidades a pé”, que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês, em São Paulo. A diretora do Departamento de Planejamento Urbano de Helsinque, Reetta Putkonen (foto), vai participar da mesa "Mobilidade a Pé e Saúde”, no dia 26.

Reetta também é chefe da divisão de planejamento de transporte e trânsito, área que conta com 70 especialistas trabalhando para um sistema de transporte mais eficiente e democrático na capital finlandesa. "Nós não estamos construindo uma Helsinque sem carros – isso não é possível”, disse ao The Guardian. "Mas nós vamos controlar onde os carros estão e como eles são usados, então, teremos locais realmente agradáveis para se andar, fáceis e rápidos para pedalar e transporte público altamente eficiente”.

A ideia prevê aliar mobilidade à tecnologia. Todos os modais oferecidos pela prefeitura serão interligados por meio do conceito Mobilidade como um Serviço (Maas, na sigla em inglês), através de um aplicativo. "As estratégias de nível urbano para Helsinque definem objetivos desafiadores para densificação, divisão modular e efeitos sobre o meio ambiente. A meta é melhorar condições para pedestres, ciclistas e transporte público”, explica Reetta.

O projeto prevê um aplicativo que vai fornecer informações para os usuários, calculando a maneira mais viável de se locomover e dispensando o uso do carro. Trata-se, portanto, de uma plataforma com operadores de serviços de transportes, com base nas melhores rotas, traçadas a partir do movimento do trânsito em tempo real.

"Pedestres serão os reis e os ciclistas terão suas próprias faixas. Nós ainda teremos carros – as pessoas precisam deles para transportar mercadorias – mas as velocidades serão menores e não haverá tantos em circulação. Nosso planejamento não deve ser baseado em carros e estacionamento. Será um sistema em equilíbrio”, acrescenta Reetta, ao The Guardian.

Pós-graduada em engenharia civil pela Faculdade de Tecnologia de Helsinque – Aalto University, ela começou a trabalhar na prefeitura de Helsinque em fevereiro de 2014. Antes, atuou por mais de uma década na WSP, uma consultoria global. Também é especialista em desenvolvimento desistemas para trânsito urbano.

"Se os critérios de planejamento urbano levam em consideração as pessoas quecaminham, a área acaba oferecendo oportunidades melhores para negócios e qualidade de vida. E tendo isso em mente, os espaços urbanos deveriam sempre ser avaliados em termos de quão atrativos são para os pedestres”, conclui.

Além de Reetta, também fazem parte do painel "Mobilidade a Pé e Saúde”: Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP), Renato Boareto e André Ferreira (Instituto Energia e Meio Ambiente) e Lincon Paiva (Green Mobility/Instituto Mobilidade Verde). A mesa será mediada por Marcos de Souza (Mobilize).

As inscrições para o "Cidades a Pé” estão abertas e são gratuitas. Mais informações no site oficial do evento.

Realização: ANTP

Promoção/Patrocínio:World Bank Group e GEF

Secretaria Executiva: Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP

Apoio institucional na organização: SampaPé, red OCARA, Corrida amiga e Pé de Igualdade

Execução: Conexão Cultural