Políticos de Curitiba apoiam campanha e vão trabalhar de bicicleta

10/05/2013 19:00 - Gazeta do Povo Online

Leia também: Brasília: De moderna a atrasada

Boa notícia. Tribunal de Justiça de Pernambuco vai construir bicicletários para servidores e magistrados

Cinco maneiras de tornar sua empresa amiga dos ciclistas

Um dia para Ir de Bike ao Trabalho

Prefeito foi pedalando à 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba

Diversos políticos do Paraná foram trabalhar usando bicicleta nesta sexta-feira (10), em um ato de adesão ao movimento "Ir de Bike ao Trabalho", celebrado em diversas cidades do mundo. A campanha ocorre pela primeira vez no Brasil e tem o objetivo de motivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e os vereadores Jonny Stica (PT) e Bruno Pessuti (PSC) pedalaram das respectivas residências até a Reitoria da Universidade Federal do Paraná, onde participam da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba – 5ª COMCURITIBA. O evento debate políticas públicas para o desenvolvimento urbano aliado à sustentabilidade.

Os deputados Valdir Rossoni (PSDB, na frente à esquerda) e Rasca Rodrigues (PV, ao centro) pedalaram até a Assembleia

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), assessores e ciclistas pedalaram da Igreja Bom Jesus do Cabral até à Alep, no Centro Cívico.

Cientista político critica ação

O cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que a iniciativa pode ser demagógica. "Acho que esses políticos andarem de bicicleta hoje [sexta] é um exemplo romântico e utópico".

Ele afirma que Curitiba e região metropolitana não estão preparadas para receber os ciclistas. "Temos uma região metropolitana com 3 milhões de habitantes, e não há estrutura viável pra bicicleta. E nem há essa estrutura para os moradores de Curitiba. Nós sabemos o perigo que é andar de bicicleta".

"O que se espera dos políticos é que contribuíssem com políticas públicas para melhorar o acesso à bicicleta e à segurança dos ciclistas. Esperamos que não seja uma ação isolada, mas, sim, uma política efetiva", acrescentou Oliveira.